A pesquisa da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que mede a intenção de consumir, recebeu alta de maio a junho, mas vai em um nível abaixo do mesmo período do ano passado. E retrata, de acordo com a entidade, o consumidor cautela, apesar do acesso adicional ao crédito (mesmo com taxas de juros mais altas).
Assim, a intenção de consumo de famílias (ICF) avançou pelo segundo mês consecutiva e atingiu a maior taxa desde maio do ano passado. Mas nove meses caíram na comparação anual, com ritmo menos intenso este mês (-1,3%).
O indicador permanece acima do nível de satisfação chamado SO: 102,4 pontos na série de ajuste sazonal – foi de 103,9 em junho de 2024. A pesquisa, de zero a 200, baseia -se em 18.000 questionários coletados em todas as unidades da Federação, sendo zero pessimismo absoluto e 200 otimismo absoluto.
Leia também:
CNC e CNI dizem que PL do imposto de renda sobre setor produtivo e sugere impostos
“Observamos uma melhoria pontual, mas o consumidor continua ciente dos sinais da economia”, disse o presidente do sistema CNC-senac, José Roberto Tadros. “A combinação de crédito mais acessível e altas taxas de juros requer decisões mais planejadas e cuidadosas do consumidor”, afirmou.
Segundo ele, há uma busca pelo equilíbrio entre “o desejo de consumir e a preocupação de não comprometer o orçamento de longo prazo”. O destaque do mês, de acordo com a pesquisa, foi o acesso ao item ao crédito, que subiu 2,5% no mês e 2,2% em um ano. Foi o quinto consecutivo mensal mensal, “impulsionado por medidas que expandiram a liquidez no mercado financeiro”.
Mas a pesquisa também mostra o que a CNC chama de “ambiente de cautela” devido a aumentos na taxa de juros básica. Na semana passada, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) aumentou a sétima vez, para 15% ao ano, no nível mais alto desde meados de 2006. Afeta a intenção da compra de valor mais alto: a maior queda detectada na pesquisa foi no item que mede a percepção do tempo para bens duráveis: 7% em comparação com 63,8 pontos, bem abaixo do nível de satisfação, enquanto o componente de crédito é de 97,3 pontos.
“O que vemos é o reflexo dos estímulos contraditórios que o país deu”, disse o economista do CNC João Marcelo Costa. Segundo ele, a maior oferta de crédito e a perspectiva de melhorar o emprego se opõem à inflação e interesse, com o crescente endividamento afetando o avanço da inadimplência. “Esses fatores combinados devem manter o consumidor brasileiro em uma posição de cautela nos próximos meses”.
Essa contradição é apresentada em dois outros aspectos de pesquisa: o componente de emprego atual cai 0,1% no mês e 1,8% no ano, enquanto o item de perspectiva profissional cresceu 0,5% e 1,7%, respectivamente. De acordo com a Confederação, isso se deve à recuperação dos consumidores com maior renda.
Na questão do crédito, o economista disse à DC News que a pesquisa mostra uma percepção pessoal. “Teoricamente, com altas taxas de juros, o crédito deve contratar mais”, disse ele. “Mas o ciclo de interesse de interesse não afeta imediatamente a população”.
Ele também cita o exemplo dos empréstimos recém -criados da folha de pagamento, com taxas de juros mais baixas. Outra hipótese, acrescentou, é o uso de um certo crédito pela renegociação da dívida. Ou compra de itens de menor valor. “As pessoas não estão se endividando, por exemplo, para comprar uma geladeira. Pode ser um efeito de interesse”.
Ainda em relação à intenção do consumidor, o CNC registra um adiantamento mensal de 0,6% em ambas as famílias com renda até dez salários mínimos (R $ 15,1 mil) e entre aqueles que ganharam acima desse valor. Comparados a junho do ano passado, os dois grupos caem em 1,3% e 1,5%, respectivamente. A ICF das famílias com uma renda de até dez mínimos é de 99,5 pontos (abaixo da média, 102,4 pontos), enquanto no intervalo acima de dez o indicador vai para 116,7.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings