A indústria farmacêutica no Brasil mantém uma trajetória de forte expansão, com projeção de Crescimento de 12% em 2025 e 10,6% em 2026De acordo com dados do setor. O desempenho coloca o país entre os dez maiores mercados globais, em um ciclo que combina inovação tecnológica, políticas públicas e mudanças nos hábitos de consumo de saúde.
Em 2023, o mercado de drogas se moveu R $ 142,4 bilhõesalto 17% em 2022De acordo com Sindusfarma. Já está dentro 2024o varejo excedeu R $ 220,9 bilhõesDe acordo com Qviaimpulsionado pela maior demanda por genéricos, suplementos e produtos de bem-estar.
Para Rafael Appel, farmacêutico e diretor científico do Dr. Physiology, uma startup incubada no Parque Excedente de Ribeirão Preto, os números vão além do desempenho econômico: “O Brasil vive um ciclo consistente de expansão farmacêutica. Os dados mostram a força do setor, mas também revelam mudanças profundas em inovação, consumo e acesso à saúde.”
Investimentos estratégicos
De acordo com o Investsp, o setor privado deve se aplicar R $ 16 bilhões até 2026ser R $ 7,5 bilhões em pesquisa e desenvolvimento e R $ 8,5 bilhões em fábricas e equipamentos.
Ao mesmo tempo, política industrial Nova Indústria Brasil, governo federalAssim, fornece R $ 300 bilhões em contribuições no setor industrial e o objetivo de garantir que 70% dos medicamentos e vacinas consumidos no país são produzidos nacionalmente.
“Esse esforço representa um passo estratégico, reduzindo as importações de importações e fortalecendo o complexo econômico-industrial da saúde. É um movimento que gera impacto econômico, científico e social”, disse Appel.
Consumo e acesso
O avanço da indústria segue a expansão da rede de farmácias no país. Enquanto houver um Unidade de Saúde Básica (UBS) para cada 4.430 habitanteshá Uma farmácia para cada 2.282 brasileiros. Este cenário favoreceu o varejo, que R $ 220,9 bilhões em 2024até 8,7% em comparação com 2023.
Você medicamentos genéricos movido R $ 20,4 bilhõesRepresentando 43% de todos os produtos vendidos, de acordo com Abrafarma. Para Appel, isso mostra como as farmácias se consolidaram como um espaço de atendimento, expandindo o acesso, mas também exigindo maior integração com o sistema de saúde.
No campo das vacinas, o O Ministério da Saúde distribui cerca de 300 milhões de doses por anomas 90% da matéria -prima ainda é importada. Apenas 15 fábricas de IFAs (ingredientes farmacêuticos ativos) Eles operam no Brasil, concentrados em instituições como Fiocruz e Instituto Butantã, que mantêm a dependência externa como um desafio estratégico.
Novos hábitos e inovação
As mudanças de comportamento também movem o setor. Entre 2024 e 2025, vendas de Os suplementos cresceram 37%Segundo Abradilan, enquanto o segmento de produto para dormir deve chegar US $ 3,6 bilhões até 2030impulsionado pela busca pela saúde preventiva.
A inovação tecnológica reforça o ritmo da expansão. 55% dos farmacêuticos brasileiros já usam inteligência artificial No desenvolvimento de produtos e serviços e 33% aplicam tecnologia na análise de doenças.
“A expectativa é que a inteligência artificial seja decisiva em acelerar pesquisas, reduzir custos e fechar tratamentos”, conclui Appel.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings