Na terça -feira (3), o Presidente Luiz Inacio Lula da Silva se reuniu com líderes do Congresso e membros da equipe econômica do Dawn Palace para discutir alternativas ao aumento do imposto sobre operações financeiras (IOF). A reunião foi organizada para avaliar maneiras de compensar a perda de receita devido à isenção da folha de pagamento, de acordo com a decisão da Suprema Corte (STF).
A reunião contou com a presença do ministro das Finanças, Fernando Haddad; Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann; o líder do governo na Câmara, José Guimarães; o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; e presidente do Senado, David Alcolumbre. Durante o almoço, foram apresentadas propostas que incluem uma proposta de emenda à Constituição (PEC), um amplo projeto de direito e uma possível medida provisória.
Leia mais:
“O importante é que existe diálogo”, diz Economist sobre a reação do governo à proposta do IOF
Após a reunião, o ministro das Finanças, Fernando Haddad, enfatizou a importância do alinhamento entre o governo e o Congresso, afirmando: “O que posso garantir é que, o que diz respeito ao presidente das duas casas e ao Presidente da República acompanhada pelo vice -presidente.
Haddad também enfatizou a importância do processo no Congresso: “Dependemos dos votos do Congresso Nacional. O Congresso Nacional deve estar convencido de que é o caminho mais consistente do ponto de vista da política macroeconômica”.
O ministro enfatizou que o governo não fará anúncios antes de uma reunião com os líderes do Congresso: “Há um compromisso de não anunciá -los antes de uma reunião com os líderes, nem parcialmente, respeitar o Congresso Nacional, que dará a última palavra sobre as propostas”.
Haddad acrescentou que, no início da próxima semana, a equipe técnica dos Ministérios Econômicos se reunirá em Brasília para apresentar as propostas e o impacto de cada um deles.
Lula encontrou Hugo Motta no domingo passado (1)
O Presidente Luiz Inacio Lula da Silva participou do Congresso PSB em Brasília no domingo (1º). Ele elogiou o prefeito, Hugo Motta, destacando sua relevância na política. Lula enfatizou que o trabalho de Motta tem sido um “fato positivo” para o Congresso e que a colaboração com os partidos de esquerda é essencial para as propostas avançarem na legislatura.
Lula disse: “Independentemente da festa a que você pertence, seu comportamento e sua eleição na casa estão a demonstração de que, depois de tantas coisas ruins que vivemos, coisas boas começam a acontecer”.
O prefeito, Hugo Motta, por sua vez, justificou sua ausência nas discussões sobre o aumento do IOF, argumentando que a questão deve ser debatida diretamente entre o executivo e o legislativo.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings