Fundos de investimento apresentaram resgates líquidos de R $ 14,1 bilhões Em maio, de acordo com os dados divulgados da Associação Brasileira de Entidades Financeiras e do Mercado de Capitais (ANBIMA) divulgadas na sexta -feira (6).
O volume representa uma melhoria em comparação com abril, quando os resgates líquidos atingiram RUS $ 50,6 bilhões. No acumulado do ano, os fundos têm uma saída da rede R $ 78,3 bilhões. O patrimônio da indústria é de US $ 9,7 trilhões.
Os fundos multimarket foram responsáveis principalmente pelas saídas em maio, com resgate líquido de R $ 16,2 bilhões. O valor, no entanto, é menor do que o registrado em abril de R $ 20,8 bilhões. No ano, a categoria acumula resgates líquidos de R $ 79,2 bilhões.
Dentro deste grupo, os fundos do tipo gratuito (que não seguem uma estratégia específico) lideraram os saques, com R $ 7,4 bilhões. Os fundos definidos também tiveram saídas líquidas em maio, de R $ 3,4 bilhões, em comparação com R $ 7,7 bilhões em abril.
“A desaceleração no resgate pode indicar que os investidores estão gradualmente com mais apetite por ativos de risco mais alto, dado o bom desempenho da bolsa de estudos até agora. Isso aumentou o retorno dos fundos e multimares de ações”, disse Pedro Rudge, diretor de Anbima, em comunicado.
Leia mais:
BNDES evita R $ 806 milhões em crédito rural para produtores com indicações de desmatamento ilegal
Empregos do setor pela primeira vez em 18 meses, aponta a CNI
Os fundos de renda fixa, que no ano passado se beneficiaram significativamente do aumento de juros, saídas líquidas registradas de R $ 1,4 bilhão em maio, uma desaceleração em relação aos R $ 21,1 bilhões registrados em abril. Na categoria, os fundos de comprimento livre gratuitos (que podem alocar mais de 20% da carteira em títulos de crédito de médio e alto risco no Brasil ou no exterior) concentraram os mais altos resgates de R $ 12,1 bilhões.
Apesar do cenário geral de resgates, algumas categorias mostraram financiamento líquido positivo em maio. Os fundos de investimento de participação (FIPS) lideraram as contribuições, com entradas líquidas de R $ 2,6 bilhões, seguidos por fundos de índice (ETFs), com R $ 2,2 bilhões. Também houve equilíbrio positivo os fundos de investimento em direitos de crédito (FIDCs), com R $ 1,4 bilhão, os fundos de pensão, com R $ 418 milhões e os fundos de moeda, com R $ 314,2 milhões.
Rentabilidade
Na categoria de renda fixa, os fundos da duração média de crédito gratuito registraram o melhor desempenho do mês, com lucratividade de 1,21%.
Entre os multimares, todos os tipos apresentaram retorno positivo, especialmente os shorts e shorts neutros, que operam com posições compradas e vendidas em ações. Esses fundos forneceram ganho de 5,29% em maio.
Já na categoria de ações, apenas os FMP-FGTs (que investem com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) fecharam o mês no Território Vermelho. Entre os outros tipos, o melhor desempenho foi obtido por fundos de ações setoriais, que avançaram 15,86% no período.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings