O Ministério das Minas e Energia (MME) divulgou o novo cronograma de leilões de transmissão de eletricidade até 2027.
De acordo com a Portaria Normativa MMEN 110, publicada nesta semana, cinco eventos estão planejados, programados para abril e outubro dos próximos anos. O primeiro deles será realizado em outubro deste ano.
A ordenança também indica as datas de limitação, em cada leilão, para a assinatura dos contratos de Sistemas de Transmissão (Cust) pelos distribuidores, com a exigência de licitação de energia de fronteira.
De acordo com o ministro Alexandre Silveira, a publicação do calendário demonstra o compromisso MME com a transparência dos processos de licitação: “Essa iniciativa é muito importante para o aprendizado e o bom planejamento do setor de eletricidade. Com a disseminação das datas dos próximos leilões.
Leia também:
O mercado de energia livre cresce 66% e já responde por 40% do consumo nacional
A cúpula energética cresce e o futuro debate sobre energia focado na inovação e diversidade
Próximo leilão
Auction No. 04/2025, scheduled for October 31, 2025, foresees investments of R $ 7.67bills, covering 13 states: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul and Rondônia.
1.178 quilômetros (km) de novas linhas de transmissão serão construídos e a capacidade de transformação expandida para 4.400 MVA. As instalações essenciais do equipamento também são previstas como um controle reativo automático rápido e 7 compensações síncronas.
Esses trabalhos devem gerenciar aproximadamente 19,1 mil empregos diretos e indiretos, demonstrando o poder do setor de eletricidade como um vetor de desenvolvimento socioeconômico. Um destaque neste leilão são os trabalhos que compõem o lote 4, como o LT 500 KV Jauru-Vilhena 2 de344 km, que representam um avanço significativo para a resiliência do sistema de transmissão no norte e no Centro-Oeste.
Essa infraestrutura aumentará a capacidade de transmissão da precisão da precisão-rondônia, tornando-a mais resistente às mudanças climáticas. Este é um exemplo de como o MME, com o apoio técnico da empresa de pesquisa de energia (EPE), está incorporando a adaptação climática no planejamento da expansão do sistema nacional interconectado (SIN).
Além disso, o lote 3, que servirá ao Rio Grande do Sul e Paraná, foi submetido a reavaliação de thacterísticas devido às inundações que ocorreram no estado em maio de 2024. Esses trabalhos, retirados do leilão nº 02/2024, foram incluídos no evento atual com ajustes significativos ao paraderal da resiliência da infraestrutura da região.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings