Presente no pão do café da manhã e nas massas do jantar, trigo É um dos grãos mais consumidos no planeta. Cultivada há mais de 10 mil anos, foi a base para o surgimento das primeiras civilizações e continua fazendo parte da essencial da alimentação moderna.
No Brasil, o consumo médio é 40,6 kg por pessoa por anode acordo com Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo). O índice coloca o país entre os 20 maiores consumidores de grãos do mundo.
O professor de nutrição do Afya Centro Universitário Itaperuna, Diego Righi, explica que o trigo está presente em quase todas as refeições do dia, mas ainda é cercado de mitos e desconhecimento sobre seu valor nutricional e efeitos no organismo.
Nem todo trigo é igual
O trigo existe em diversas variedades, como duro, macio e integrante. O trigo é o mais nutritivo, pois preserva a casca e o gérmen, rico em fibras, vitaminas e minerais. Já o farinha branca Perde boa parte desses nutrientes durante o refino, mesmo quando enriquecido artificialmente.
Righi destaca que os pães preparados com fermentação lenta ou natural Ajudam na absorção de nutrientes e são as melhores opções dentro de uma alimentação balanceada.
O glúten não é o vilão de todos
O glútenproteína presente no trigo, centeio e cevada, é responsável pela elasticidade da massa. Para a maioria das pessoas, pode ser consumido sem restrições. No entanto, deve ser evitado por aqueles que têm doença celíaca, alergia ao trigo ou sensibilidade ao glúten não celíaca.
A nutricionista destaca que, em alguns casos, o desconforto intestinal é causado por frutanos de trigoe não por causa do próprio glúten.
Trigo é sinônimo de energia
O trigo é um importante fonte de carboidratos complexosque liberam energia gradualmente e mantêm o corpo ativo por mais tempo. Righi recomenda priorizar farinhas refinadas antes do treino, para evitar desconfortos intestinais e opções de grãos integrais para outras refeiçõesque ajudam na saciedade e no controle do açúcar no sangue.
O segredo está na moderação
Segundo o especialista, incluir trigo na dieta é saudável, desde que seja equilíbrio. Ele recomenda variar as fontes de carboidratos ao longo da semana e criar pratos balanceados com proteínas magras e vegetais.
“O ideal é dividir o prato com uma parte de carboidrato, uma parte de proteína magra e duas partes de vegetais. Essa combinação favorece os níveis de açúcar no sangue, a saciedade e a recuperação”, afirma Righi.
Ele reforça que preparações caseiras com farinha integral São mais vantajosos que os produtos ultraprocessados, que tendem a ter mais sódio, açúcar e gorduras ruins.
Para quem tem intolerância ao glútena nutricionista recomenda alternativas como arroz, milho, quinoa, amaranto, sorgo, teff ou mandioca. “O trigo pode fazer parte de uma alimentação balanceada. O importante é saber como e quanto consumir”, finaliza.
Leia também:
Black Friday em passagens aéreas: conheça seus direitos e evite práticas abusivas
Bolha de IA? Especialistas falam sobre riscos, métricas e estratégias de proteção
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos