Os consumidores que possuem dívidas em cartões de crédito, cheques especiais, empréstimos consignados e outras modalidades de crédito contratadas com bancos e instituições financeiras e que queiram negociar essas dívidas têm até o dia 30/11 para participar da Força-Tarefa de Negociação e Orientação Financeira.
Mais de 160 instituições participam da ação, além de parceiros como Banco Central, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons. Financiamentos para veículos, motos e imóveis não estão incluídos no mutirão.
As negociações podem ser feitas diretamente com as instituições participantes em seus canais oficiais ou por meio do portal ConsumidorGovBr, serviço público gratuito que conecta consumidores e empresas para que encontrem alternativas para conflitos de consumo.
Para solicitar a negociação pela plataforma, o consumidor deve ter conta Silver ou Gold no aplicativo Gov.br. As dívidas podem ser negociadas desde que estejam em atraso e não tenham bens dados em garantia ou prescritos.
Segundo a Febraban, o mutirão é uma oportunidade para negociar dívidas em condições especiais, como parcelamento, descontos no valor total da dívida ou redução de juros para refinanciamento.
Leia mais:
BB inicia renegociação de dívida com base na MP do crédito rural
Também será possível solicitar apoio presencial dos Procons que aderiram à força-tarefa para negociar diretamente nos canais digitais dos bancos.
“Para os superendividados, o fluxo de negociação é diferente, pois exige maior entendimento das dívidas e apoio do Procon para criação de um plano de pagamento”, explica a entidade.
Adesão
Todas as informações sobre o mutirão, bem como a relação completa das instituições participantes e dos canais oferecidos pelos bancos para negociação de dívidas, estão disponíveis na plataforma Meu Bolso em Dia Febraban. Para aderir ao esforço coletivo, você pode ativar diretamente o canal digital do seu banco.
Outra forma de adesão é se cadastrar no site www.consumidor.gov.br, fazer login, selecionar a instituição com a qual deseja negociar e seguir as instruções. A empresa tem até dez dias para analisar e responder à sua solicitação.
Para verificar se possui dívidas em aberto, o consumidor pode acessar um relatório atualizado mantido pelo Banco Central, chamado Registrato.
Caso a dívida não seja com instituição financeira, é possível procurar a Serasa, que também promove o Feirão Serasa Limpa Nome, por meio do qual o consumidor tem a oportunidade de quitar dívidas não bancárias em atraso, e com descontos, contratadas com empresas de varejo, telecomunicações, energia, saneamento, universitárias e financeiras.
Outra possibilidade é negociar dívidas atrasadas nas agências dos Correios participantes da feira.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos