O Museu do Louvre, em Paris, abriga a parte mais valiosa do acervo da antiga monarquia francesa. Entre as peças da Galeria Apolo, considerada um dos espaços mais emblemáticos do museu, estão os Diamantes da Coroa de França, uma coleção composta por joias que abrangem séculos de história, desde o período de Luís XIV até ao Segundo Império.
As oito joias levadas são consideradas tesouros nacionais e incluem pedras preciosas que pertenceram a reis e imperatrizes da França. Veja as principais peças expostas na galeria:






- Diamante Regente – 140,64 quilates, avaliado em mais de US$ 60 milhões, pertenceu a Luís XV e foi usado por Napoleão Bonaparte.
- Sancy Diamond – Peça histórica que fez parte das coroas da realeza francesa.
- Diamante Hortênsia – De cor rosa, roubado em 1792 e recuperado um mês depois.
- Côte de Bretagne Spinel – Pedra avermelhada em forma de dragão, que pertenceu à Rainha Ana da Bretanha.
- Coroa de Luís XV – Um dos principais símbolos do poder monárquico francês.
- Coroa da Imperatriz Eugênia – Usada pela esposa de Napoleão III durante o Segundo Império.
- Tiara da Duquesa de Angoulême – Presente de Luís XVIII à sua sobrinha, adornada com esmeraldas e diamantes.
- Tiaras da Rainha Hortênsia, Maria Amélia e Isabel de Orleães – Usadas por membros da realeza francesa no século XIX.
Roubo de joias no Museu do Louvre
O Museu do Louvre foi invadido na manhã deste domingo (19) por criminosos que roubaram oito joias da Galeria Apolo, onde estão expostas peças históricas da monarquia francesa. Segundo o Ministério Público de Paris, os ladrões acessaram o local por uma janela voltada para o rio Sena, usaram um elevador de carga para chegar diretamente à galeria e quebraram janelas com motosserras. O grupo fugiu em uma motocicleta scooter e ainda não foi localizado.
O assalto ocorreu por volta das 9h30 (horário local), quando o museu abriu ao público. Segundo o jornal Le Parisien, uma das peças, identificada como a coroa da Imperatriz Eugênia, foi recuperada do lado de fora do prédio, com danos.
Leia também:
O roubo de joias de Napoleão no Louvre durou apenas 7 minutos. Comércio ilegal de obras de arte movimenta US$ 6 bilhões por ano
Coroa da Imperatriz Eugênia é encontrada danificada perto do Museu do Louvre
A Galeria Apolo foi criada no século XVII, durante o reinado de Luís XIV, e abriga itens considerados tesouros nacionais, como a coleção de vasos de pedra dura do rei Luís XIV, esculpidos em jade, ametista e lápis-lazúli. O espaço passou por uma reforma em 2019, quando o museu criou novas vitrines para reunir as 23 joias Crown Diamond em um único conjunto.
O Louvre permanece fechado enquanto as autoridades francesas investigam o caso e avaliam os danos.
–
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos