O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, se reuniu com o ministro das Relações Exteriores do Canadá em Nova Delhi na segunda-feira (13/10), a visita de mais alto nível desde que ambos os lados concordaram em reintegrar embaixadores após romper relações diplomáticas. “As relações bilaterais Índia-Canadá têm progredido de forma constante nos últimos meses”, disse o ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, a Anita Anand, a ministra das Relações Exteriores do Canadá, após sua reunião com Modi.
“Quando olhamos para o Canadá, vemos uma economia complementar, vemos outra sociedade aberta… esta é a base para um quadro de cooperação próximo, sustentável e de longo prazo”, disse Jaishankar em breves comentários transmitidos pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.
As relações deterioraram-se após as acusações canadianas de que Nova Deli estava envolvida no assassinato de um líder sikh canadiano em 2023 – alegações que a Índia negou. A divergência diplomática perturbou gravemente os serviços consulares e comerciais entre as nações, que trocaram cerca de 9 mil milhões de dólares em bens e serviços em 2023.
As relações melhoraram desde que o primeiro-ministro canadiano, Mark Carney, assumiu o cargo em março. Ele se encontrou com Modi em junho, à margem da cúpula do G7 no Canadá, onde concordaram em nomear novos altos comissários, como são conhecidos os embaixadores entre as nações da Commonwealth.
Ambos os enviados já iniciaram o seu trabalho. Anand disse que seu encontro com Modi estava “criando o ímpeto” de suas conversas com Carney. “O Canadá e a Índia estão a elevar a relação entre os nossos países, à medida que continuamos o nosso diálogo sobre a aplicação da lei e a segurança e expandimos a nossa relação económica”, publicou Anand nas redes sociais.
Com o presidente dos EUA, Donald Trump, a agitar o comércio global, tanto a Índia como o Canadá têm estado muito mais dispostos a trabalhar juntos. Anand também deverá se reunir com o ministro do Comércio da Índia, Piyush Goyal, bem como com líderes empresariais na capital financeira, Mumbai.
História
O Canadá abriga a maior comunidade Sikh fora da Índia. Esta comunidade inclui activistas do “Khalistan”, um movimento separatista marginal que procura um estado independente para a minoria religiosa.
Ottawa acusou a Índia de orquestrar o assassinato de Hardeep Singh Nijjar, em 2023, em Vancouver, um cidadão canadense naturalizado de 45 anos e proeminente apoiador de Khalistan, e de ter como alvo outros ativistas sikhs ligados ao movimento.
A campanha do Khalistan remonta à independência da Índia em 1947 e foi responsabilizada pelo assassinato de um primeiro-ministro e pelo atentado bombista a um avião de passageiros. Esta história tem sido uma questão amarga entre a Índia e várias nações ocidentais com grandes populações Sikh.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos