Os políticos franceses soaram o aviso após a agência Fitch liberar nota de crédito do país, com o Ministro do Interiorque está deixando o cargo, culpando o movimento neste sábado por “décadas de administração fiscal de má administração”.
A agência de classificação de risco de EUAUma das principais instituições globais que avaliam a solidez financeira dos países devedores, reduziu a nota de França na sexta à noite, “Aa-“ para “A+”em relação à capacidade do país de honrar suas dívidas.
O Fitch também afirmou que o montanha de dívida da França continuará a crescer até 2027a menos que medidas urgentes sejam tomadas.
O rebaixamento ocorre apenas alguns dias depois François Bayrou renunciar à posição de Primeiro MinistroDepois de perder um voto de confiança no Parlamento devido a desacordos sobre como colocar o Finanças públicas do país em ordem.
Leia também:
Primeiro Ministro perde o voto de confiança no Parlamento da França
O Ministro do InteriorAssim, Bruno retailleaudisse no sábado que o França Você precisa “voltar aos trilhos”, ou a situação será ainda mais dolorosa no futuro.
“A rebaixamento de nota de crédito Da França é um castigo não apenas pela instabilidade crônica procurada pelos arquitetos do caos, mas também por décadas de má administração de impostos e gestão política do estado socialista ”, disse ele Retailleau na rede X.
Após o anúncio na noite de sexta -feira, François Bayrou declarado em X Que a França é “um país cujas elites o levam a rejeitar a verdade e é condenado a pagar o preço”.
Bayrou perdeu o voto da confiança parlamentar tentando aprovar um Orçamento de austeridade. Ele procurou cortes significativos nos gastos para reduzir o déficit e dívida francesa.
O rebaixamento complicará ainda mais a tarefa do novo Primeiro MinistroAssim, Sébastien Leconnuprovavelmente à frente de um governo minoritáriopara elaborar o orçamento para o próximo ano.
“A derrota do governo em um voto de confiança ilustra a crescente fragmentação e polarização da política interna”. Fitch em comunicado.
“Essa instabilidade enfraquece a capacidade do sistema político de promover uma consolidação fiscal substancial”, acrescentou, afirmando que déficit tributário ser reduzido para 3% de PIB até 2029como o governo que está saindo.
O Ministro da Economia Isso deixa a posição, Éric Lombardreconheceu a medida da agência, mas insistiu na “solidez” do Economia francesa.
Um rebaixamento de classificação geralmente aumenta o prêmio de risco que os investidores exigem de um governo para comprar títulos soberanos – Embora alguns especialistas financeiros já tivessem sugerido que o mercado de dívidas havia precificado o rebaixamento esperado para a França.
Na terça -feira, o retorno de 10 -Year -old Títulos do governo francêsconhecido como colheitalevantou -se 3,47%perto do Itáliauma das piores desempenhos de zona do euro.
Horizonte incerto
O aumento em rendimentos se traduziria em custos mais altos para o serviço da dívida do Françaque Bayrou Ele alertou que já estava no nível “insuportável”.
Como os aliados do presidente francês Emmanuel Macron nó Parlamento Não têm a maioria absoluta, provavelmente terão que fazer concessões que possam minar qualquer esforço para reduzir os gastos e aumentar os impostos – com a posição de LECONNU potencialmente em risco.
O déficit orçamentário da França representada 5,8% de PIB no ano passado, e dívidaAssim, 113% do PIB.
Isso se compara a Tetos da zona do euro de 3% por déficit e 60% para dívida.
“O Fitch projetos que a dívida aumentará para 121% do PIB em 2027contra 113,2% em 2024Sem um horizonte claro para estabilização da dívida nos anos seguintes ”, afirmou a agência.
“O aumento da dívida pública na França limita a capacidade de responder a novos choques sem um novo desgaste de Finanças públicas. ”
O França Ainda pretende cautelosamente o crescimento econômico este ano. O Instituto Nacional de Estatística (INSEE) relatou na quinta -feira que o PIB Deve crescer 0,8% em 2025Assim, 0,1 ponto mais do que a estimativa do governo anterior.
A agência rival S&P global deve atualizar o seu próprio Classificação soberana para o França em novembro.
–
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings