O presidente de Estados UnidosAssim, Donald Trumpcriticado novamente Índia nesta Segunda -feira (1ª)classificando os laços comerciais entre os dois países como “Uma tragédia totalmente desigual!”. A declaração ocorreu logo após o primeiro -ministro indiano, Narendra Modivisita China Para participar do Organização de Cooperação de Xangai.
Trump também disse, em publicação em Verdade socialque a Índia havia oferecido Zero suas tarifasMas isso “Já estava ficando tardeE que o país deveria ter feito isso “anos atrás“Ele não detalhou quando esta oferta foi feita.
A tensão acontece enquanto EUA manter 50% de tarifas em produtos indianos, além de se inscrever no mês passado 25% de taxas secundárias Devido à compra de Petróleo russo pela Índia. O governo indiano classificou essas medidas como “Injusta, injustificada e desproporcional”.
Disputa tarifária e crítica mútua entre nós e a Índia
Trump novamente disse que Índia Está comprando óleo e Armas russas e acusado Nova Délhi vendendo “Grandes quantidades de produtos” para o Estados Unidosmas para manter taxas altas para produtos americanos que entram no mercado indiano.
““O motivo é que a Índia está nos cobrando, até agora, as taxas mais altas do mundo, o que impede que nossas empresas vendam lá. Foi uma tragédia totalmente desigual!“, ele escreveu.
Dados de Organização Mundial do Comércio (OMC) Mostre que a Índia aplica um taxa média de 6,2% nas importações dos EUA, enquanto os americanos cobram taxa média de 2,4% Sobre produtos indianos. O cálculo leva em consideração o peso de cada tipo de produto no total de importações.
Leia também:
Mercado teme a reação de Trump em caso de condenação de Bolsonaro
As relações entre Estados Unidos e o Índia se desgastou nos últimos meses, interrompendo mais do que 20 anos de abordagemespecialmente depois que várias autoridades americanas intensificam as críticas de Nova Délhi Importando Petróleo da Rússia.
Por sua vez, a Índia cobrou EUA e de União Europeia Para as relações comerciais, esses países mantêm com os russos, embora sejam criticados pelo mesmo motivo.
No mês passado, o Ministério das Relações Exteriores da Índia declarou isso “É revelador que as mesmas nações que criticam a Índia continuam a fazer negócios com a Rússia. Ao contrário do nosso caso, para elas esse relacionamento nem é uma necessidade nacional vital”..
Propostas
Já está dentro Poderiaum Índia teria proposto um acordo de Tarifas “zero a zero” para açoAssim, Auto Peças e farmacêuticoscom base na reciprocidade e até em uma certa quantidade de importação. Mesmo assim, Nova Délhi e Washington não chegou a um entendimento, liderando Trunfo impor 50% de tarifas em produtos indianos exportados para EUA.
O premier indiano, Narendra Modiencontrou -se com o presidente chinês, Xi JinpingDurante o cume de Organização de Cooperação de Xangaiem Tianjinentre 31 de agosto e 1º de setembro. Ambos reafirmaram a importância de ser parceironão rivais.
“A melhoria nos relacionamentos com Índia É algo importante. Isso permite que o país acesse Propriedade intelectual essencial para industrializar e fortalecer sua indústria ”, disse ele Marko Papicestrategista -chefe de Geomacro Strategy BCA Acessoem e -mail.
“Mas a longo prazo, o EUA estão perdendo a disputa narrativa ao tentar pintar o China Como o grande vilão. Isso apenas reforça o cenário de mais MultipolarEle acrescentou.
–
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.