O IBovespa B3 terminou nesta quarta -feira (27) na ascensão de 1,04%para o 139.205,81 pontosacumulando ganho de 1.434,42 pontos na sessão de negociação. O movimento refletiu maior apetite de risco aos investidores, apoiado por funções ligadas ao setor financeiro e à apreciação do próprio operador de bolsas de estudos.
Na abertura, o mercado operava com cautela. O dia começou marcado pela oscilação do petróleo e pela queda de minério de ferro na China, enquanto os investidores avaliaram a apreciação global do dólar e a desaceleração do lucro industrial chinês em julho.
Também no radar estavam os discursos do Presidente do Banco Central, Gabriel Galipolo, no Congresso e Expfenabrave, e a divulgação de enjaulado, bem como discussões sobre a tributação de dividendos enviados ao exterior.
Leia mais:
O petróleo fecha alto após a queda de estoque nos EUA
Criptomoeda: Bitcoin opera alto, com perspectivas de pressão do Fed e Trump no radar
As bolsas da Europa se fecham principalmente, exceto Paris, com foco na crise francesa
No cenário corporativo, o Banco do Brasil (BBAS3) Avançado 1,18%um R $ 20,62enquanto B3 (B3SA3) tive apreciação de 1,61%um R $ 12,64. O Azul (azul4)que vieram em um forte tiro no dia anterior, envolveu outro avanço 1,47%negociado para R $ 0,69. Já o Cogna (cogn3) terminou estável, citado para R $ 2,91.
Os analistas apontam que o aumento do índice também reflete ajustes após sessões de negociação anteriores marcadas por maior volatilidade. Com a percepção de risco mais controlada, os investidores procuraram recomposição da portfólio em setores defensivos e em empresas vinculadas ao consumo doméstico, se beneficiaram da expectativa de manter a taxa de juros de curto prazo.
Além disso, a queda na taxa de volatilidade S & p/b3 ibovespa vixque recuou 2,69%um 14,47 pontosreforçou o clima de confiança. No mercado de interesse, o Taxa DI para 08/26 permaneceu em 14,90%enquanto o Índice DI de 27/08/27 fechado em 51.684,79 pontossem sinalizar grandes mudanças de tendência.
No exterior, o crescimento de 0,4% do PIB dos países da OCDE No segundo trimestre, ajudou a apoiar parte do otimismo após meses de incerteza sobre o ritmo da economia global. Ainda assim, a disputa política nos Estados Unidos em torno da tentativa de Donald Trump de afastar a diretora do Fed, Lisa Cook, seguiu o radar de mercado, embora com um impacto limitado na sessão de negociação de hoje.
O dólar fecha perto da estabilidade
O dólar terminou o dia praticamente estável, citado R $ 5.4422 na compra e R $ 5.4428 à venda.
De manhã, a moeda já estava operando sem grandes variações, refletindo a queda de minério de ferro na China e ajustes em torno da valorização global do dólar. A fronteira também foi pressionada ao ler que a instabilidade política nos EUA, ligada ao confronto entre Donald Trump e o Federal Reserve, deveria durar e perder força imediata.
No cenário local, os investidores também avaliaram os dados de crédito divulgados pelo Banco Central, que mostraram adiantamento de 0,5% nas concessões em julho. A leitura foi interpretada como um sinal de resiliência no consumo, o que trouxe algum apoio adicional ao real.
–
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings