As ações da SAAB sueca, fabricante dos combatentes do Gripen, subiram mais de 16% na sexta -feira (10 minutos a partir do fechamento da Bolsa de Estocolmo) depois que a empresa divulgou os resultados acima do esperado no segundo trimestre e revise sua projeção de crescimento até 2025.
O lucro operacional da empresa entre abril e junho foi de 1,98 bilhão de coroas suecas (cerca de US $ 200 milhões), um salto de 49% no mesmo período do ano passado. O número excedeu a estimativa de analistas consultados pelo London Stock Exchange Group (LSEG), que esperava 1,71 bilhão.
A receita líquida também surpreendeu, com crescimento anual de 30% no trimestre. Com isso, a SAAB revisou sua projeção de crescimento de vendas orgânicas para 2025, aumentando a faixa de 12%a 16%a 16%a 20%.
Desde o início do ano, os documentos da Saab acumularam 131%, impulsionados pelo novo ciclo de investimentos em defesa na Europa. Na manhã de sexta -feira, os jornais subiram mais de 14% na Bolsa de Estocolmo.
High segue o aumento significativo dos orçamentos militares em toda a região. Nesta semana, a Comissão Europeia apresentou um plano orçamentário de 2 trilhões de euros, especialmente o aumento dos investimentos em segurança e defesa – um movimento que as autoridades chamam de “rearmamento” europeu.
Além disso, os países membros da OTAN adotaram novos objetivos, aumentando os gastos com defesa para até 5% do PIB.
Em uma entrevista à CNBC, o CEO da SAAB, Micael Johansson, disse que a atividade no setor de defesa européia está em ascensão e que a empresa tem um “portfólio bem posicionado para atender à crescente demanda”. Segundo ele, “estamos acelerando significativamente”.
Johansson também comentou que a pressão dos Estados Unidos pelos países europeus a assumir uma maior responsabilidade por sua segurança desempenhou um papel central nesse movimento. “O governo americano tem razão em dizer que a Europa precisa fazer mais. Precisamos reforçar nossa base de defesa industrial para lidar com o vizinho agressivo a leste por um longo tempo”, disse ele, em referência à Rússia.
Apesar do otimismo com os números, o Banco Citi manteve sua recomendação de vendas para ações da SAAB. Em um relatório divulgado na sexta -feira, os analistas reconheceram que o trimestre era “muito forte”, mas alertou sobre uma possível supervalorização dos jornais. O preço -alvo do Citi é de 374 coroas suecas, o que representa um potencial de queda de cerca de 31% sobre o valor atual.
Para o banco, os investimentos em defesa europeia devem atingir um pico de 3,5% do PIB, mas não devem continuar crescendo diante da pressão sobre os orçamentos públicos.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.