Desde a invasão da Ucrânia de 2022, G7 e UE foram restritos a limitar o quanto os países fora do grupo podem pagar pelo petróleo russo se quiserem continuar usando o suporte de transporte, seguros e logística operado por empresas G7 – um grupo que inclui EUA, Canadá, Japão, França, Alemanha e Itália.
A lógica da medida é o dobro: reduza as receitas que alimentam a economia e o esforço de guerra da Rússia, sem causar escassez no mercado global de petróleo, o que poderia gerar um preço.
Na prática, desde dezembro de 2022, aqueles que pagam mais de US $ 60 por barril de petróleo russo perdem acesso aos serviços ocidentais – pressão sobre importadores como Índia e China, que hoje absorvem grande parte do petróleo russo.
Apesar das restrições, a produção russa é alta. Em junho, o país produzia 9,19 milhões de barris por dia, de acordo com a Agência Internacional de Energia. Parte das exportações foi feita por uma “frota fantasma” de navios fora das empresas de radar e fachada, em torno das sanções.
Agora, com o novo pacote de sanções – o dia 18 desde o início do conflito – a UE indicou que reduzirá ainda mais esse teto. De acordo com as autoridades europeias ouvidas pela CNBC sob anonimato, o novo limite deve estar logo acima US $ 47 por barrilAjustado de acordo com a dinâmica do mercado.
“Estamos atingindo o coração da máquina de guerra russa. O novo pacote visa os setores bancários, enérgicos e militares e traz um novo teto dinâmico ao petróleo”, disse o presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na rede social.
O chefe da Diplomacia da Estônia, Kaja Kallas, confirmou a inclusão do novo teto de preço e destacou o Primeira sanção européia contra a principal refinaria do Estado Russo Rosneft na Índia – Um gesto sem precedentes no esforço de desencorajar o comércio de petróleo russo.
Nem von der Leyen nem Kallas especificaram oficialmente o novo valor do teto.
O novo limite, no entanto, faz parte de uma estratégia mais ampla da UE para pressionar o governo russo a negociar o fim da guerra na Ucrânia.
Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump, que assumiu em janeiro, iniciou seu mandato com uma posição mais suave sobre o Kremlin do que Joe Biden, mas recentemente ficou impaciente com o impasse diplomático.
A senadora americana Lindsey Graham até sugeriu a possibilidade de sanções contra países que continuam a comprar petróleo russo. O objetivo seria dar a Trump “uma marreta legal” se ele optar por aumentar a pressão e acelerar o fim do conflito.
Grandes compradores como a Índia já argumentaram que continuam a importar o petróleo russo com desconto em prol de interesse nacional e segurança energética.
Enquanto isso, o mercado global de petróleo ainda está sob tensão, com riscos de interrupção no Oriente Médio devido a conflitos entre Israel e Irã. Isso expande a preocupação com a estabilidade da oferta em regiões -chave para a oferta mundial.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.