O gigante norueguês de petróleo equinor se prometeu na segunda -feira para ajudar o Dane Orssted com quase US $ 1 bilhão em capital fresco, apoiando a empresa no meio da administração de Trump, ataques contínuos a projetos de energia eólica offshore.
Em uma aparente demonstração de confiança no maior desenvolvedor eólico offshore do mundo, a Equinor sinalizou sua intenção de participar da emissão de direitos planejados de 60 bilhões de coroas dinamarquesas (US $ 9,4 bilhões) e disse que pretende manter sua participação de 10% na empresa.
A Equinor afirmou que seu apoio estratégico para a emissão de direitos reflete sua confiança nos negócios subjacentes a Orssted e na competitividade da energia eólica offshore na futura matriz energética. O Norwegian Energy Group, com apoio do Estado, é o segundo maior acionista da ORSS, atrás do governo dinamarquês.
Como parte da ação, a Equinor disse que nomeará um candidato para o Conselho de Administração de Orssted.
As ações da Orsted subiram 3,6% com as notícias antes de reduzir os ganhos. O preço das ações, que caiu quase 90% em comparação com o pico de 2021, atingiu um novo recorde mínimo no mês passado, depois que o governo Trump ordenou que a empresa parasse de trabalhar em um parque eólico quase concluído. As ações equinoras foram negociadas com um aumento de 0,2% na segunda -feira de manhã.
Ambas as empresas enfrentaram desafios no setor de energia eólica offshore, com o equinor afirmando que ele monitora de perto os desenvolvimentos nos EUA e pretende manter o diálogo com o ORSS.
Saber mais:
Raízen vende duas plantas em Mato Grosso do Sul por R $ 1,54 bilhão
O etanol de milho cresce 20% ao ano e faz do Brasil o segundo maior produtor mundial em todo o mundo
A indústria eólica tem sido alvo do presidente dos EUA, Donald Trump, desde seu primeiro dia no cargo. O golpe mais recente ocorreu na sexta -feira, quando o Departamento de Transporte dos EUA cancelou US $ 679 milhões em financiamento federal para uma dúzia de projetos de infraestrutura que apoiariam a energia eólica offshore em todo o país.
“A redação de projetos eólicos está usando recursos que podem ser destinados a revitalizar a indústria do mar americano”, disse o secretário de Transportes, Sean Duffy, em comunicado.
Os analistas do RBC Capital Markets declararam que a decisão da Equinor de apoiar o ORSS pode ser vista como um primeiro passo na empresa, considerando a possibilidade de uma fusão potencial entre os dois portfólios de energia eólica offshore.
“O desafio de participar íntegro é que a empresa aumentará efetivamente sua exposição líquida a dois projetos eólicos offshore nos EUA, ambos 100% de sua propriedade, nenhum dos quais parece provável que seja parcialmente atribuído a curto prazo e onde o apoio político permanece incerto”, disseram analistas do RBC Capital Markets.
“O ponto positivo adicional é que, juntamente com a manutenção de sua participação em ações, o Equinor terá representação no conselho, aproveitando ao máximo uma situação desafiadora”, acrescentaram.
Os porta -vozes equinor e Orsted não responderam imediatamente a um pedido de um comentário do CNBC.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.