Eletrobras encerrou o segundo trimestre de 2025 com perda líquida de R $ 1,325 bilhão, revertendo o lucro de R $ 1,743 bilhão registrado no mesmo período do ano passado.
O resultado reflete o impacto por um ajuste de R $ 3,43 bilhões motivados pela mudança no fluxo de pagamento do sistema básico chamado do sistema existente (RBSE) para os transmissores de energia do grupo, conforme aprovado pela Agência Reguladora Aneel.
Apesar do resultado contábil negativo, o lucro ajustado atingiu R $ 1,47 bilhão, com um aumento anual de 43,3% e reversão da perda ajustada de R $ 80 milhões verificados no trimestre anterior.
O número é um reflexo dos ganhos operacionais com aumento da receita de geração, aumento da receita de transmissão e redução de gastos pessoais e despesas financeiras.
Ebitda cai, mas a receita cresce
O EBITDA (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) adicionou R $ 1,26 bilhão entre abril e junho, uma queda significativa de 71,6% na comparação anual e 70,8% em comparação com os três primeiros meses de 2025.
O EBITDA ajustado foi de R $ 5,15 bilhões, uma descarga de 19,2% Comparado ao segundo trimestre de 2024 e crescimento de 16,6% na base trimestral. O resultado foi impulsionado por cortes operacionais e avanços no gerenciamento de energia relaxada.
A receita operacional líquida (ROL) totalizou R $ 10,2 bilhões, 21,15% de alta anualMesmo com um leve retiro de 2,1% em comparação com o primeiro trimestre.
Dívida aumenta, a alavancagem é estável
A dívida líquida ajustada da empresa foi fechada em junho a R $ 40,12 bilhões, um aumento de 2,2% em comparação com o primeiro trimestre. A alavancagem, medida pela relação entre a dívida líquida ajustada e o EBITDA ajustado, permaneceu no nível de 1,5 tempo considerado saudável pelo mercado.
Dividendos para investidores animados
Apesar dos danos contábeis, Eletrobras anunciou o pagamento de R $ 4 bilhões em dividendos, o equivalente a R $ 1,93 por ação preferencial (ELET6) e R $ 1,76 por ação ordinária (ELET3). Os valores representam um rendimento de dividendos de 4,6% e 4,5%, respectivamente, com base nas citações de 6 de agosto.
Para investimentos ativos, os números foram abaixo do esperado, mas o avanço na frente operacional indica melhora na consistência dos negócios. “Houve uma redução no PMSO, menor inventário de compulsório e progresso na recontagem da energia relaxada”, disse ele em um relatório.
A casa também avalia que, com a arbitragem fechada, os papéis da empresa têm espaço para convergir para múltiplos mais atraentes.
“A combinação de evolução operacional e retorno ao acionista devem favorecer a recepção de números pelo mercado”, diz a análise. Segundo a Câmara, mesmo com o resultado líquido pressionado, o mercado deve reagir com otimismo diante do reforço em dividendos e sinais de recuperação operacional.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings