Um pequeno grupo de parlamentares democratas criticou a ameaça do presidente dos EUA, Donald Trump, para impor 50% de tarifas às importações no Brasil como um sinal de “abuso de poder”.
A oposição, no entanto, não descreveu medidas de reação concreta, depois que o republicano exigia o fim do julgamento do ex -presidente brasileiro Jair Bolsonaro no tribunal, justificando a sobretaxa.
Em um comunicado, o senador Ron Wyden, membro do Comitê Financeiro, acusou Trump de “sacrificar a economia” por ganhos pessoais. “Trump fará com que os americanos paguem mais por café, hambúrgueres e moradia, para não conseguir um acordo melhor para os trabalhadores ou famílias dos EUA, mas para pressionar o Brasil para deixar seu ex -presidente corrupto escapar”, disse ele em comunicado.
Wyden também disse que a ofensiva tarifária do presidente é “ilegal”. Ele alegou trabalhar com os promotores estaduais para questionar a autoridade de Trump no comércio, além de agir com outros senadores para “recuperar nosso papel constitucional” sobre o assunto.
A senadora Jeanne Shaheen, do Comitê Estrangeiro, argumentou que a tarifa para o Brasil “faz pouco sentido”, pois os americanos mantêm excedentes comerciais com o país. Para ela, a decisão leva apenas incertezas para empresas e exportadores.
“Os americanos merecem um presidente que coloca as finanças de suas famílias em primeiro lugar, e não a sorte da sorte de cúmplices estrangeiros corruptos”, disse ela.
Leia mais:
A China critica as tarifas dos EUA durante uma reunião com o Canadá e diz que os países podem ser parceiros
Tarcísio discute tarifas com os negócios da Embaixada dos EUA no comando: “Você precisa negociar”
O senador Tim Kaine, que concorreu à vice-presidência da candidata Hillary Clinton em 2016, atraiu paralelos entre o caso de Bolsonaro e o caso de Trump para a invasão do Capitólio em 2016. Para ele, a taxa indica que “arrependimentos políticos perturbados” do republicano.
Ele prometeu usar “todos os meios disponíveis” para bloquear tarifas, mas não detalha o que pretende fazer. “O uso de tarifas para interferir nos processos estrangeiros leva ao abuso de poder a um nível totalmente novo”, criticou.
Na Câmara dos Deputados, a deputada Linda Sánchez chamou a sobretaxa para os brasileiros de “abuso de poder”. Segundo ela, Trump desencadeia uma guerra comercial para apoiar um aliado. “Isso não é apenas antidemocrático, mas também corrupto”, disse ele.
Entre os republicanos, o senador Rand Paul, conhecido por posições mais libertárias, disse a repórteres que simpatizam com a situação de Bolsonaro, mas que a política comercial não é o fórum apropriado para lidar com questões políticas. “Se isso for feito para os eventos atuais em todos os países, levará ao caos”, disse ele.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings