O ex-prefeito, o vice-vice Federal Arthur Lira (PP-AL) apresentou hoje sua opinião da lei de reforma do imposto de renda. O relator manteve a maior parte do texto apresentado pelo governo, como a faixa de isenção de R $ 5.000 e a taxa mínima de 10% em relação à renda total superior a R $ 1,2 milhão por ano, mas aumentou o teto da parcela se beneficiou do desconto de R $ 7.350.
Leia mais:
A Câmara aprova a isenção do imposto de renda para aqueles que recebem até dois salários mínimos
No ajuste anual, a dedução deverá até R $ 2.694,15 para aqueles que ganham até R $ 60 mil por ano, caindo progressivamente até R $ 88.200. No entanto, há divergência na redação do projeto: enquanto a tabela aponta esse limite superior, o texto normativo menciona R $ 84 mil como um valor máximo para o acesso ao benefício.
A nova “tributação mínima para imposto de renda individual” será aplicada àqueles que recebem mais de R $ 600 mil por ano, com taxas progressivas de até 10%. A base de cálculo inclui receita isenta ou tributada exclusiva, como dividendos, e exclui aplicativos específicos, como poupança, LCI, fiagro e compensação trabalhista, entre outros. Os dividendos pagos mais de R $ 50 mil por mês pela mesma empresa para o mesmo indivíduo terão uma retenção de 10% na fonte, considerados para antecipar o imposto final.
Além disso, o substituto prevê novas regras para lucros e dividendos enviados ao exterior, que serão tributados em 10%, com exceções a fundos soberanos e entidades de pensão estrangeira. O teto do desconto simplificado na declaração anual para US $ 17.640 também foi ajustado. A revogação do artigo 11 da Lei nº 9.250/1995 foi incluída, mas não altera as disposições já tratadas na legislação posterior.
Estima -se que a medida resulte em um superávit tributário de R $ 12,27 bilhões entre 2026 e 2028, com a coleta adicional sendo usada para compensação aos estados, distrito federal e municípios e para equilibrar a taxa de contribuição futura sobre bens e serviços (CBS), conforme previsto para a América Constitucional 132/2023.
Arthur Lira mantém a opinião
O vice-adjunto federal Arthur Lira (PP-AL), Raptorteur do projeto de lei que aumenta a isenção do imposto de renda, mantido em sua opinião sobre a taxa de 10% de imposto mínimo para aqueles que ganham mais de US $ 600.000 por ano, o que compensará a perda de receita com esta medida.
Ele também listou os títulos atualmente isentos que permanecerão fora do alcance do imposto, na tentativa de adaptar a proposta se a medida provisória que prevê um imposto de 5% sobre esses documentos, como LCIs e LCAs. O texto do IR enviado pelo governo apenas excluído da base do cálculo dos títulos isentos, sem nomeá -los.
O Relator manteve o trecho que prevê a coleta de 10% de RI na fonte de lucros ou dividendos calculados a partir de 1º de janeiro de 2026, quando pagos, creditados ou enviados para o exterior.
Incluiu, no entanto, um trecho que isenta da coleção de lucros ou dividendos pagos, creditados, entregues ou referidos: governos estrangeiros com reciprocidade de tratamento ao Brasil; fundos soberanos; e entidades no exterior cuja principal atividade é a administração de benefícios da previdência social, como pensões e pensões.
O Relator também incluiu um artigo que delimita que a coleção adicional do sindicato resultante da aprovação desta lei será usada como fonte de compensação para os estados, o Distrito Federal e os Municípios, se houver uma redução aos cofres das entidades federativas com a proposta de isenção de IR.
Além disso, de acordo com a opinião, a coleção extraordinária, após compensar a redução do imposto de renda e outras medidas fornecidas, será usada como fonte de compensação no cálculo da taxa de referência da contribuição sobre bens e serviços (CBS).
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings