O Pentágono se tornará o maior acionista da Rare Land Mining Company MPATORES MP, cujas ações dispararam cerca de 50%anunciando que você vai comprar US $ 400 milhões Nas ações preferenciais da empresa, de acordo com um comunicado divulgado na quinta -feira (10).
Leia mais:
As ações da Embraer entram em colapso após o anúncio da tarifa dos EUA em produtos brasileiros
A MP Materials possui a única mina de terras raras em operação nos EUA, localizada em Mountain Pass, Califórnia, a cerca de 100 km de Las Vegas. Os recursos de investimento do Pentágono serão usados para expandir a capacidade de processamento de terras raras e a produção de ímãs da empresa.
As terras raras são usadas na fabricação de ímãs essenciais para vários sistemas militares, incluindo F -35 Fighter, drones e submarinos, de acordo com o Departamento de Defesa dos EUA.
Até 2023, os EUA dependiam quase inteiramente de importações de terras raras, e a China é responsável por cerca de 70% desse comércio, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA. Esse tema tem sido central nas recentes disputas comerciais entre os EUA e a China.
O secretário do Interior, Doug Burgum, disse em abril que o governo Trump considerou investimentos diretos em empresas minerais críticas para reduzir a dependência dos EUA na China.
James Litinsky, CEO da MP Materials, descreveu o investimento do Pentágono como uma parceria público-privada que acelerará a criação de uma cadeia de produção de ímãs integrada no território americano. Em uma entrevista com o “Squawk on the Street” da CNBC, o executivo enfatizou: “Quero ser muito claro, isso não é uma nacionalização. Ainda somos uma empresa pública próspera. Agora temos um ótimo novo parceiro, nossos maiores acionistas econômicos, Departamento de Defesa.
Litinsky alertou a ameaça representada pelo “mercantilismo chinês” e disse que o modelo de investimento do Pentágono poderia se estender a outras empresas americanas. “É uma nova maneira de acelerar mercados livres, trazendo a cadeia de suprimentos para o território nacional e garantindo que o mercantilismo não prejudique nossa capacidade de fazê -lo”.
Parceria público-privada
O Pentágono adquiriu uma nova classe de ações preferenciais conversíveis em ações comuns de materiais MP, bem como um mandado conversível em US $ 30,03 por ação, válido por 10 anos, o que permitirá a compra adicional de ações ordinárias.
Exercitando essas ações e garantia, o Pentágono deterá cerca de 15% dos materiais deputados até 9 de julho, quase o dobro dos 8,61% detidos por Litinsky e 8,27% detidos pelos consultores do BlackRock Fund, de acordo com os dados do FactSet.
A empresa planeja construir sua segunda fábrica de produção de ímãs dos EUA, destinada a clientes militares e comerciais, com o apoio do Pentágono. Local ainda não divulgado, o complexo – chamado “10x” – começa a operar em 2028 e aumentará a capacidade anual de ímãs de terras raras para 10.000 toneladas métricas.
Essa capacidade será suficiente para “apoiar significativamente as necessidades de defesa e mercado comercial dos EUA”, disse Litinsky em uma conferência com os investidores.
O Pentágono acordou comprando 100% dos ímãs produzidos na nova fábrica pelos próximos 10 anos para atender às demandas de defesa e do mercado comercial. JPMorgan e Goldman Sachs financiarão US $ 1 bilhão para ajudar na construção do complexo.
Além disso, o Pentágono garantiu um preço mínimo de US $ 110 por quilo nos próximos 10 anos para o óxido de energia de neodímio estocada ou vendida por materiais MP. Se o preço de mercado estiver abaixo desse nível, o governo complementará a diferença trimestralmente. Depois que a fábrica de 10x estiver em operação, o Pentágono receberá 30% da apreciação de mais de US $ 110/kg, de acordo com o CEO.
Litinsky apontou que o acordo é bastante abrangente: “Os contribuintes lucrarão muito”. A MP Materials também espera obter um empréstimo de US $ 150 milhões dentro de 30 dias após o Pentágono expandir sua capacidade de separar terras raras no passe de montanha.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.