Pouco antes de anunciar ao mercado nesta terça-feira (28) que estava demitindo 14 mil funcionários, o Amazônia notificou os funcionários de que eles seriam demitidos de seus cargos. O aviso veio logo pela manhã.
A coluna Plano de negócios, de Times Brasil – Licenciado Exclusivo da CNBCconversou com funcionários que trabalhavam nos escritórios da empresa fora do Brasil e foram demitidos nesta terça-feira.
“Terminamos a segunda-feira brincando que as pessoas precisavam fazer backup dos computadores por causa das notícias que saíam nas agências de notícias”, disse um ex-funcionário.
Ontem, agências de notícias como Reuters e Imprensa associada informou que o Amazon planejava demitir 30 mil funcionários.
Este mesmo funcionário afirmou que recebeu uma mensagem de texto (SMS) nas primeiras horas da manhã, mas que não percebeu. A mensagem foi enviada entre 3h e 4h, na hora local, com o seguinte texto:
“Amanhã, antes de ir para o escritório, verifique seu e-mail pessoal/de trabalho, incluindo sua pasta de spam, para ver se há uma mensagem sobre sua posição.”
O choque da demissão só veio pela manhã, quando ele tentou ligar o computador e viu que o login nos sistemas Amazon já estava bloqueado.
“Só então vi que havia uma mensagem super impessoal sobre a demissão”, afirma.
A mensagem em questão era uma carta padrão que foi enviada a todos os funcionários demitidos nesta terça-feira.
Abaixo segue a carta, traduzida livremente, que foi enviada:
Olá, [nome do funcionário]
Tenho notícias importantes, mas difíceis, para compartilhar com vocês. Após uma revisão completa de nossa organização, de nossas prioridades e no que precisamos focar no futuro, tomamos a difícil decisão comercial de eliminar certas funções na Amazon. Infelizmente, sua função será eliminada e seu emprego terminará após um período de inatividade.
Não tomamos estas decisões de ânimo leve e estamos empenhados em apoiá-lo durante esta transição, que incluirá um período de inatividade com remuneração e benefícios integrais (conforme aplicável), uma oferta de indemnização por despedimento, benefícios transitórios conforme aplicável por país, e acesso a uma gama de formação de melhoria de competências, bem como apoio de recolocação externa.
Você provavelmente tem dúvidas e estamos aqui para respondê-las. Em breve você receberá um convite para uma reunião do Chime para falar com um líder e/ou representante de RH de sua equipe para discutir os detalhes de sua transição e como podemos apoiá-lo. Embora esta reunião seja opcional, encorajamos você a participar virtualmente, pois oferece uma oportunidade para abordar suas preocupações individuais. O acesso ao seu crachá foi restrito, portanto, se você estiver em um escritório da Amazon, a equipe de segurança poderá ajudá-lo a sair do prédio. Além desta conversa, você também pode visualizar informações adicionais e perguntas frequentes no MyHR a qualquer momento.
Com efeito imediato, você não precisará mais realizar trabalho em nome da Amazon e receberá seu salário e benefícios integrais (conforme aplicável) pelos próximos 90 dias. Durante esse período de transição, você continuará tendo acesso ao e-mail interno, ao Chime e de A a Z em seu dispositivo pessoal, e nosso principal meio de comunicação com você será por e-mail.
Se você ainda não baixou o aplicativo de A a Z, faça-o em seu dispositivo móvel (através das lojas de aplicativos Apple ou Google). Você precisará dele para acessar recursos importantes como MyHR, onde verá perguntas frequentes sobre recursos de suporte, benefícios, pagamento, como recuperar pertences pessoais de seu espaço de trabalho e como devolver seu equipamento fornecido pela Amazon.
Você pode encontrar informações adicionais sobre como instalar de A a Z, acessar MyHR, Chime e e-mail nesta página.
Certifique-se de que seu endereço de e-mail pessoal esteja atualizado de A a Z e guarde seu YubiKey para que você possa acessar o e-mail interno em um computador pessoal/dispositivo móvel. Lembre-se, nossa equipe atenciosa está pronta para atendê-lo 24 horas por dia, 7 dias por semana, através do MyHR ou do Portal de Assistência ao Funcionário (EAP), oferecendo suporte gratuito e confidencial tanto no aplicativo de A a Z.
Se você tiver alguma dificuldade para conseguir o que precisa, seja por problemas de conectividade, dúvidas sobre as próximas etapas ou qualquer outra preocupação, basta responder a este e-mail. Estou pessoalmente comprometido em garantir que você receba a ajuda necessária ao navegar por essa mudança.
Obrigado,
Beth Galletti
Vice-presidente sênior de experiência de pessoas e tecnologia
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