O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) relatou que recebeu, em 26 de maio, a primeira comunicação sobre mortes de cavalos supostamente associada ao consumo de alimentação produzida pela Nutatta Nutrition Animal Ltda. A queixa foi formalizada através do ombudsman do órgão.
Desde então, a inspeção agrícola federal conduz investigações em locais onde foram relatados casos de doença ou morte de animais, com o objetivo de determinar possíveis causas. Até o momento, os casos apresentaram associação com o consumo de alimentação da empresa mencionada, disse o mapa.
Leia também:
A Sociedade Rural Brasileira considera o Plano 2025/2026 insuficiente para servir o setor
“Não é inteligente cortar o seguro rural”, diz o ex -ministro da Agricultura no Plano Safra
Agrogalaxia retoma o uso de marcas regionais Agro100, Agrocat e Rural Brasil na operação de varejo
Segundo dados coletados pelo MAPA, 222 mortes de cavalos foram explicadas nos estados de São Paulo (83), Rio de Janeiro (69), Alagoas (65), Goiás (4) e Minas Gerais (1).
O Ministério investiga novas informações de morte em outros locais, incluindo: 40 no sudoeste da Bahia, 70 em Goiânia (GO), 34 em Jarinu (SP), 10 em Santo Antônio do Pinhal (SP), 18 em Uberlânia (Mg), 8 em Guaranésia (Mg), 8 em Jemberi (Mg), 8 em Marianésia (Mg), 8 em Jemberi (Mg) (Mg) (Mg), 8 em Uberlânia (Mg), 8 em Guaranésia (Mg), 8 em jembol.
De acordo com o mapa, a investigação desses casos enfrenta dificuldades devido à falta de registro formal através do Ombudsman, que é o canal oficial de reclamações.
Supervisão e suspensão da empresa
Desde a primeira denúncia, duas inspeções foram feitas no único estabelecimento da nutratta nutrition Animal Ltda., Responsável pela fabricação de rações para cavalos e ruminantes. Durante as inspeções, foram identificadas irregularidades que levaram à suspensão da precaução da atividade de produção de todos os feeds da empresa.
A Nutratta entrou com um mandado de mandato contra as medidas adotadas. O mapa disse que já forneceu esclarecimentos ao judiciário e está aguardando uma decisão.
A evolução clínica torna difícil
O ministério apontou que a identificação de casos é difícil pela evolução clínica dos cavalos. Os sintomas podem surgir mesmo após a interrupção do uso de alimentos. Os casos investigados mostraram insuficiência hepática seguida de agravamento repentino.
Além da suspensão da produção, o mapa determinou a suspensão da comercialização de todos os produtos fabricados pela Nutratta Nutrition Animal Ltda. O escopo das restrições foi progressivamente expandido, à medida que novas informações surgiram durante a investigação.
O que o Nututatta diz?
Em uma nota oficial divulgada em 19 de junho em sua conta oficial do Instagram, a Nutratta falou sobre a investigação e a cobrança de muitos feeds para cavalos. A Companhia afirma que segue o caso com as autoridades e reforça medidas preventivas.
Leia a nota completa:
Desde que tomamos conhecimento dos casos em potencial de cavalos atribuídos ao consumo de alimentos fabricados pela NUTRATTA Animal Nutrition (NUTRATTA), a Nutratta tem conduzido investigações de campo para esclarecer claramente os fatos e comunicar ativamente seus clientes, distribuidores e parceiros de negócios.
Também informamos que o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) impediu a coleta de todos os muitos alimentos para cavalos fabricados pela Nutratta a partir de novembro de 2024. ”
A coleta é uma medida de precaução e permite investigação técnica adicional, incluindo análises laboratoriais de lotes suspeitos.
A Nutratta colaborou integralmente com o trabalho em andamento antes do mapa. Nesse sentido, reforçamos a determinação da coleta e não comcomercialização e/ou uso de feed desses lotes.
Com mais de uma década de mercado atuando sobre segurança alimentar, a Nutratta está tratando os fatos com extrema seriedade e simpatiza com todos os criadores que foram impactados nesse momento difícil“.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings