Costuma -se dizer que a realidade econômica na Main Street não corresponde ao clima em Wall Street, mas neste momento, os pequenos empresários estão seguindo o mercado com maior confiança após um começo problemático em 2025.
Após um declínio significativo na confiança das pequenas empresas no segundo trimestre, em meio a pronunciamentos da política tarifária do presidente Trump, quase metade dos pequenos empresários (46%) agora afirmam que a economia é “excelente” ou “boa”, em comparação com o segundo trimestre, de acordo com a pesquisa da CNBC Small Business | Surveymonkey.
A melhoria do sentimento se estende a todas as partes, com 24% dos proprietários de pequenas empresas democráticas descrevendo a economia como boa ou excelente, em comparação com 8% no segundo trimestre. Houve um aumento semelhante entre os proprietários de pequenas empresas republicanas, com 67% tendo uma visão positiva da economia, 15 pontos percentuais a mais do que no trimestre anterior.
Índice de confiança para pequenas empresas da CNBC | O Surveymonkey subiu para 56, a partir de 51 no trimestre anterior – a pontuação mais baixa de Trump nesta pesquisa, exceto o surto de Covid em seu primeiro mandato. A maior variação estava entre os democratas, cujo sentimento melhorou de 33 para 41 no trimestre anterior. A confiança dos republicanos permaneceu estável em 68 trimestre após trimestre, enquanto os Independentes, com 47, estava perto do do trimestre anterior (45).
Leia mais
Siga a cobertura real da guerra comercial
EUA em espera de espera: economia estagnada irrita Trump, que novamente pressiona o Fed
“Pequenos empreendedores que se identificam como democratas relatam o maior aumento no sentimento”, disse Sam Gutierrez, pesquisador sênior da Surveymonkey. “Eles estão muito mais otimistas em relação às condições comerciais em comparação com o trimestre anterior. O otimismo também parece estar aumentando entre os empreendedores republicanos: menos pessoas agora acreditam que o país está avançando em direção a uma recessão”.
O público de pesquisa é uma amostra representativa da comunidade de pequenas empresas dos EUA que se inclina para o conservadorismo na identificação política. A pesquisa on -line foi realizada pelo Surveymonkey de 7 a 10 de julho de 2025, com uma amostra nacional de 1.900 pequenos empreendedores de casos autônomos 18 anos ou mais.
A melhoria do sentimento se traduziu em maior aprovação ao presidente Trump, com confiança entre os proprietários de pequenas empresas em sua conduta presidencial aumentando de 48% no segundo trimestre para 57% neste trimestre, embora a divisão partidária permaneça ampla, com 90% dos republicanos expressando apoio e apenas 18% dos democratas.
Na maioria dos indicadores básicos de confiança dos negócios, os números aumentaram: 44% descrevem as condições comerciais atuais como boas, em comparação com 36% no trimestre anterior. Mais da metade (51%) das pequenas empresas esperam um aumento nas vendas nos próximos 12 meses, em comparação com 41% no segundo trimestre. Vinte e oito por cento dizem que aumentarão a equipe nos próximos 12 meses, em comparação com 22% no segundo trimestre.
Ao mesmo tempo, uma porcentagem crescente de pequenos empresários, especialmente entre as gerações Z e Millennial, está usando a IA mais e rapidamente percebendo um impacto positivo nos negócios, e espera menos contratação ao longo do tempo como resultado.

Os medos econômicos não desapareceram completamente. De fato, as preocupações com a recessão e as tarifas permanecem altas entre a maioria dos pequenos empresários. Mas eles estão diminuindo. Aqueles que acreditam que o país está se movendo em direção a uma recessão é agora 61%, abaixo de 70% do segundo trimestre. Menos proprietários de pequenas empresas afirmam ter sido afetados por tarifas ou estarão no futuro, uma queda de 66% no segundo trimestre para 59% agora.
Menos proprietários de pequenas empresas agora citam as taxas como seu maior risco, uma queda de 17% no segundo trimestre para 10% neste trimestre. A inflação continua sendo a maior preocupação dos proprietários de pequenas empresas, com pouco mais de um em cada cinco (22%) citando o aumento dos preços como seu maior risco para os negócios, seguido pela demanda do consumidor (18%).
“Os pequenos empresários estão se sentindo mais seguros em geral. À medida que os medos sobre o impacto das tarifas diminuem, estamos vendo uma recuperação do sentimento de negócios após uma queda acentuada no último trimestre”, disse Gutierrez.
Mas, à medida que os temores da política comercial diminuem, as preocupações com a demanda do consumidor na Main Street são iguais às preocupações de Wall Street. O Goldman Sachs, por exemplo, esperava que a economia dos EUA desacelerasse devido a tarifas e inflação e seu impacto nos gastos do consumidor. “Mesmo um aumento pontual de preços consumirá renda real, em um momento em que as tendências de gastos com consumidores já parecem instáveis”, escreveu o economista -chefe de Goldman, Jan Hatzius, em comunicado aos clientes.

Os dados da pesquisa estão próximos dos do primeiro trimestre, após a reeleição de Trump, mas antes de ele revelar as políticas tarifárias que abalou o mercado e gerou incerteza generalizada entre as empresas em abril. Agora, as opiniões sobre as políticas governamentais também estão tendendo a uma direção positiva:
No último trimestre, 44% dos empresários esperavam que os regulamentos do governo nos próximos 12 meses tivessem um impacto negativo em seus negócios. Esse número caiu para 36%.
As opiniões sobre a política comercial também melhoraram, com 40% dos empresários afirmando que terá um impacto negativo no próximo ano, abaixo de 51% que tiveram essa opinião no último trimestre.
E com a aprovação do projeto de lei fiscal e gasto do presidente Trump, a porcentagem de pequenos empresários que disse que a política tributária no próximo ano seria negativa caiu de 37% para 32%.
Mesmo com a melhoria do número entre os pequenos empresários, o apoio à política tarifária permanece fortemente dividido entre as partes. Oitenta -um por cento dos entrevistados republicanos apóiam a política tarifária de Trump, enquanto 87% dos democratas se opõem. Os pequenos empresários que se identificam como independentes estão muito mais próximos dos democratas na taxa de tarifas, com 71% se declarando contra.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.