O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na terça -feira que estava monitorando as etapas “positivas” nas negociações comerciais com a União Europeia, depois Concorde em adiar uma taxa de 50% em produtos de bloco até 9 de julho.
“Acabei de informar que a UE ligou para definir rapidamente as datas das reuniões”, escreveu Trump em uma publicação sobre a plataforma social da verdade.
“Este é um evento positivo e espero que eles finalmente, assim como eu exijam para a China, abrem as nações européias para o comércio com os Estados Unidos da América”.
Trump também disse na terça -feira que a UE estava “lentamente” nas negociações com a Casa Branca sobre um acordo comercial.
A perspectiva repentina de tarifas ainda maiores sobre um dos maiores parceiros de negócios dos EUA abalou os mercados quando o país foi ameaçado por Trump na última sexta -feira (23). Em uma publicação na semana passada, Trump disse que as discussões com a UE “não estavam levando a lugar algum”.
No entanto, o sentimento tornou -se positivo na terça -feira (27), em meio à esperança de um avanço. O presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse em um x-Weekekend que a UE estava “pronta para avançar em negociações de maneira rápida e decisiva”, enquanto o comissário europeu de comércio Maros Sefcovic disse na segunda-feira que “boas conversas” com o secretário comercial dos EUA Howard Lutnick.
O índice regional europeu Stoxx 600 ampliou os ganhos após os comentários de Trump na terça -feira (27), sendo negociado 0,55% em relação à sessão anterior, enquanto os mercados dos EUA foram abertos em ampla faixa.
A aliança de 27 membros foi atingida por uma taxa de 20% em 2 de abril, como parte da estratégia tarifária “recíproca” de Trump, que foi reduzida para quase todos os parceiros de negócios para 10% por 90 dias. As tarifas americanas simultâneas em carros, aço e alumínio também estão impactando os exportadores de blocos.
Os funcionários da UE enfatizaram repetidamente que desejam chegar a um acordo com a Casa Branca, mas que isso não será feito a nenhum custo. A Comissão Europeia, o braço executivo da UE, lançou no início deste mês uma consulta sobre contramedidas tarifárias para importações americanas de 95 bilhões de euros (US $ 107,4 bilhões) se um acordo não for alcançado.
A CNBC entrou em contato com a Comissão Europeia para comentários.
Em 8 de maio, os EUA divulgaram o esboço de um acordo comercial com o Reino Unido, o primeiro acordo desse tipo sob o governo Trump, embora as empresas afirmem aguardar mais detalhes. O contrato mantém uma taxa básica de 10% nas importações dos EUA para os EUA, sugerindo que outros países enfrentarão pelo menos uma taxa semelhante.
Trump adotou um tom geralmente favorável ao Reino Unido devido ao seu relacionamento comercial mais equilibrado com os EUA. No entanto, ele acusou a UE – com a qual ele tem um déficit de mercadorias – de tratar os EUA injustamente. O comércio da UE-UE é praticamente equilibrado, considerando bens e serviços, de acordo com dados da UE.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.