A Arm anunciou na segunda-feira que suas unidades centrais de processamento (CPUs) podem ser integradas a chips de inteligência artificial por meio da tecnologia NVLink Fusion da Nvidia. A atualização abre caminho para que os clientes combinem CPUs Neoverse baseadas em Arm com as GPUs dominantes da Nvidia, especialmente em arquiteturas personalizadas usadas por provedores de nuvem em grande escala.
A medida é mais um passo na estratégia da Nvidia de estabelecer parcerias com grandes empresas de tecnologia e consolidar sua posição no centro da infraestrutura global de IA. O anúncio também mostra que a Nvidia está disposta a abrir sua plataforma NVLink para integrar uma variedade maior de chips personalizados, em vez de atingir clientes apenas com suas próprias CPUs.
A Nvidia oferece atualmente o sistema Grace Blackwell, que combina várias GPUs com uma CPU baseada em Arm projetada pela própria Nvidia. O ecossistema também inclui servidores executados em CPUs Intel ou AMD.
Leia mais:
As ações da controladora da Nexperia sobem 6% enquanto Pequim sinaliza um degelo nas tensões com a Holanda
Ações de montadoras disparam após China sinalizar retomada parcial das exportações de chips Nexperia
Anfavea vê com otimismo a abertura do diálogo com a China para evitar paralisação da indústria automotiva
Gigantes como Microsoft, Amazon e Google vêm desenvolvendo ou adotando CPUs baseadas em Arm em suas plataformas de nuvem, buscando maior controle sobre a configuração de hardware e redução de custos. A Arm não fabrica processadores: a empresa licencia sua arquitetura de instruções e oferece designs que aceleram o desenvolvimento de chips por parceiros.
Como parte do anúncio, Arm disse que os chips Neoverse personalizados agora incluirão um novo protocolo que permite a transferência contínua de dados com GPUs Nvidia.
Tradicionalmente, a CPU era o componente central de um servidor. No entanto, na infraestrutura generativa de IA, o papel principal é desempenhado pelo acelerador de IA, geralmente uma GPU Nvidia. Em muitos servidores de IA, até oito GPUs são integradas em uma única CPU.
Em setembro, a Nvidia anunciou um investimento de US$ 5 bilhões na Intel, com um objetivo central: permitir que CPUs Intel sejam integradas a servidores de IA usando a tecnologia NVLink.
A relação entre Nvidia e Arm tem história: em 2020, a Nvidia tentou comprar a Arm por US$ 40 bilhões, mas o negócio foi encerrado em 2022 após objeções regulatórias nos EUA e no Reino Unido. Em fevereiro deste ano, a Nvidia ainda detinha uma pequena participação na Arm, empresa controlada pela SoftBank. No entanto, o SoftBank vendeu toda a sua participação na Nvidia no início deste mês e agora apoia o projeto OpenAI Stargate, que combinará a tecnologia Arm com chips da Nvidia e AMD.
–
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos
Este conteúdo foi fornecido por CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.