A inteligência artificial pode estar aumentando tanto a produtividade dos trabalhadores que as empresas estão começando a desacelerar as contratações, disse Kevin Hassett, diretor do Conselho Econômico Nacional do governo Trump, nesta segunda-feira (17).
“Acho que vimos sinais confusos no mercado de trabalho”, disse Hassett no Squawk Box da CNBC. Ele acrescentou que viu “sinais realmente positivos nos mercados de produtos agrícolas”.
Depois de observar que o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu a um ritmo forte no segundo trimestre de 2025, Hassett afirmou que “pode haver um pequeno período de calmaria no mercado de trabalho porque as empresas estão a perceber que a IA está a tornar os seus funcionários tão produtivos que não precisam necessariamente de contratar novos licenciados, e assim por diante”.
Apesar disso, ele disse acreditar que qualquer efeito da IA no emprego será temporário.
Leia mais:
EUA anunciam chegada do maior porta-aviões do mundo ao Caribe em meio à tensão com a Venezuela
Trump diz que os dias de Maduro como presidente da Venezuela estão contados
Trump afirma que Maduro ofereceu “tudo” para aliviar tensões com os EUA
“Como há tanto crescimento na produção e na renda, este é o tipo de situação que um mercado livre resolverá de forma relativamente rápida, à medida que surgirem novas formas de gastar dinheiro”, declarou.
As preocupações com a possibilidade de a IA substituir os empregos de nível inicial não são novas, mas raramente foram expressas pela administração Trump, que apoiou a expansão da indústria e tomou medidas para reduzir as barreiras regulamentares.
O presidente Donald Trump assinou várias ordens executivas para expandir a infraestrutura de IA do país, incluindo a construção de data centers.
No início de novembro, David Sacks, chefe da estratégia governamental de IA e criptomoeda, afirmou que “não haverá resgate federal para IA”. A declaração veio depois que Sarah Friar, CFO da OpenAI, defendeu um “backstop federal” para apoiar os investimentos em infraestrutura da empresa – um comentário que ela revisou posteriormente.
Os discursos de Hassett surgem também num momento em que Trump e os seus aliados tentam reforçar o seu discurso sobre o custo de vida, após importantes vitórias dos candidatos democratas que priorizaram o tema nas últimas eleições.
Hassett disse que os preços dos alimentos não caíram durante o segundo mandato de Trump, apesar das afirmações do presidente.
“As pessoas ainda estão tentando sair do grande buraco criado pelas políticas do governo anterior”, declarou.
Segundo ele, o custo médio mensal das compras aumentou acentuadamente durante a administração Biden e “desde que Trump voltou à Casa Branca, quase não aumentou”. Ele acrescentou ainda que “o poder de compra aumentou”.
“É simplesmente surpreendente para mim que o problema dos preços esteja sendo atribuído a nós”, concluiu.
–
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos
Este conteúdo foi fornecido por CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.