O hábito de perguntar entregaEspecialmente nos fins de semana, pode pesar mais do que imaginar no orçamento. Uma pesquisa de Rico mostra que os gastos médios em uma única solicitação são R $ 66,21. E para aqueles que repetem o pedido semanalmente, isso representa um desembolso de R $ 264,84 Por mês, o equivalente a 17,45% do salário mínimo atual (R $ 1.518).
Já entre os consumidores que pedem entrega duas ou mais vezes por semanaO custo mensal pode alcançar R $ 529,68.
“Estes são os ‘gastos invisíveis’ tão chamados. Maria Giulia Figuedo, analista de pesquisa da RICO. “Embora o serviço de entrega aumente convenientemente a vida cotidiana das pessoas com rotinas intensas, pode ser um hábito muito caro”.
Leia também:
Conheça o Keeta, aplicativo de entrega chinesa que chega ao Brasil com um investimento de R $ 5,6 bilhões
De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), 76% dos brasileiros usam serviços de entrega. Dentro desse grupo, quase 70% pedem comida entre duas e cinco vezes por mês. O uso frequente da entrega se intensificou após 2019: de acordo com um estudo da Kantar Consultoria divulgada em 2022, a proporção de brasileiros que pedem alimentos por aplicação de 80% a 89% em três anos.
Além disso, o ingresso médio de refeição por entrega aumentou 15% durante o período de pré-libra, refletindo a busca por mais opções premium.
Quanto esse valor poderia render se investido?
Rico simulou quanto esse valor poderia produzir se fosse investido. Se uma pessoa reduzir o número de pedidos mensais de quatro para uma, a economia seria de US $ 198,63. Considerando um investimento com lucratividade líquida com base na taxa selera de 14,75% ao ano, o valor economizado pode render significativamente ao longo do tempo.
A simulação abaixo considera as contribuições mensais dos valores economizados com a redução da entrega por 1, 2 e 3 anos, com base na taxa selera de 14,75% ao ano. Todos os valores são líquidos (já descontados IR).
Já um consumidor usual que substitui parte dos pedidos de refeições feitas em casa, usando a entrega apenas duas vezes por mês, pode economizar US $ 397,26.
Se você aplicar esse valor mensalmente, o valor investido em três anos poderá render e ser usado para compor uma reserva de emergência, pagar dívidas ou até mesmo realizar um sonho.

Como equilibrar os gastos
Para aqueles que querem manter o hábito mais de uma maneira mais equilibrada, o Educador financeiro de Rico, Thaisa DursoDá três dicas:
- O planejamento é essencial – Preparar lancheiras e lanches em casa pode ser mais saudável e até duas vezes mais barato do que pedir entrega diariamente.
- Registre todos os gastos – Observe que todas as despesas ajudam a visualizar excessos e entender para onde vai o dinheiro.
- Monitore seu equilíbrio – Verificar regularmente o extrato bancário evita o uso de cheque especial e evita sustos no final do mês.
“O segredo não está em cortar tudo e viver uma vida super governada. A idéia é obter consciência das pequenas despesas que, sem perceber, estão corrondo seu salário”, explica Thaisa. “Com pequenas mudanças, como tirar o lanche de casa, você já pode fazer uma boa diferença no final do mês.”
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings