A NVIDIA continua a registrar um crescimento significativo nas vendas de processadores gráficos, com a demanda por infraestrutura de inteligência artificial sem sinais de resfriamento.
Mas para o fabricante da IA Chips, o clima é diferente do relatório de lucro de quarta -feira em comparação com os últimos trimestres. Há uma grande razão: a China.
Em 9 de abril, o governo de Trump enviou uma carta à Nvidia e disse que exigia uma licença de exportação para o chip H20 da empresa, uma versão de seu processador de tremonha especialmente projetado para o mercado chinês, de acordo com as restrições anteriores dos EUA.
Desde o mandato do Presidente Biden, o governo dos EUA se preocupa com a possibilidade de chips de AI da NVIDIA e outras empresas de semicondutores, como micro dispositivos avançados,
Eles podem ser usados para criar supercomputadores para fins militares opostos.
Após as novas restrições, a Nvidia disse que seria uma baixa contabilidade de US $ 5,5 bilhões em suas ações. Os analistas consideraram a maior contabilidade na história da indústria de chips. O impacto potencial na receita futura é significativa.
“Essa baixa contabilidade em ações implica um impacto de US $ 15 bilhões na receita do H20 durante um período acumulado de 12 meses”, escreveu David O’Connor, analista do BNP Paribas, em um relatório divulgado na terça-feira.
Para o trimestre encerrado em abril, os analistas esperam que a NVIDIA registre um aumento de 66% na receita para US $ 43,28 bilhões, de acordo com a LSEG. Embora esse nível de crescimento seja muito maior do que qualquer outra empresa da MegACAP na Nvidia, marca uma forte desaceleração em relação ao ano anterior, quando a empresa registrou um crescimento de mais de 250%.
Devido aos novos requisitos de licença de exportação, há muita incerteza em torno das projeções pelo resto do ano. A estimativa média dos analistas fornece um crescimento de 53% no trimestre atual, com um número semelhante esperado para o ano fiscal completo, que termina em janeiro.
Os analistas do Morgan Stanley escreveram em um relatório divulgado na terça -feira que a Nvidia enfrenta um impacto maior do que o esperado.
“Embora pensemos que na época isso era, pelo menos em parte, esperado pela equipe de gerenciamento, ficou claro após a proibição que a empresa estava recebendo indicações de que o H20 seria aceitável e que eles ficaram materialmente surpresos”, escreveram analistas.
No início deste mês, Huang disse em Taiwan que a Nvidia costumava ter uma participação de mercado de 95% nas GPUs na China, mas essa participação foi reduzida para 50% devido a restrições de chip. Em um documento enviado à SEC em fevereiro, a Nvidia disse que tinha US $ 17,1 bilhões em vendas anuais para clientes com a China, incluindo Hong Kong, o quarto maior mercado da empresa.
Huang argumentou nas últimas semanas que restringir a exportação de chips da Nvidia para a China apenas motivará os engenheiros locais a desenvolver seus próprios processadores, fortalecendo o ecossistema de semicondutores de AI do país e ameaçar ainda mais a liderança tecnológica dos EUA.
A Nvidia recebeu boas notícias regulatórias em maio, quando o governo Trump anunciou a revogação da “regra de difusão da IA”, que impôs ainda mais restrições à exportação de chips de IA para a China e outros países. NVIDIA e AMD se opunham a restrições.
No entanto, o governo de Trump não manteve completamente o regulamento de exportação da Nvidia, afirmando no momento em que estava planejando um substituto novo e mais simples para a regra de difusão.
Os analistas do Morgan Stanley esperam perguntas sobre a substituição do H20 da NVIDIA e seus planos para a China bem após o relatório de lucro desta semana. Eles observaram que a NVIDIA está fazendo lobby por licenças para distribuir o H20, que pode ser concedido pelo sistema atual.
“Há uma conversa a ser trancada no que acabará sendo permitido na China – mas provavelmente não nesta teleconferência de resultados”, eles escreveram.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.