A unidade de comércio eletrônico transfronteiriço da empresa Alibaba anunciou, nesta sexta-feira (14), um novo serviço de assinatura de inteligência artificial que visa aumentar o faturamento da divisão.
Kuo Zhang, presidente do Alibaba.com, disse CNBC que a área também pretende usar tecnologia semelhante às stablecoins para facilitar pagamentos globais — um movimento que destaca como grandes empresas de tecnologia e bancos estão adotando a chamada tecnologia de “tokenização”. Isto poderia incluir parcerias com instituições financeiras como o JPMorgan, acrescentou Zhang.
A Alibaba se consolidou como um dos principais players de IA na China com seus modelos Qwen, utilizados em diversas áreas do grupo, incluindo Alibaba.com, sua plataforma business-to-business. O Alibaba.com, que teve receitas de mais de 3 mil milhões de dólares no último ano fiscal da empresa, permite às empresas encontrar fornecedores e produtos em todo o mundo e fazer compras.
Leia também:
O Alibaba.com lançou nesta sexta-feira o “AI Mode”, uma versão mais avançada do mecanismo de busca. O modo IA permite buscas mais profundas, capazes de comparar fornecedores em diferentes métricas, como preço, logística e capacidade de produção. Houve uma grande mudança no uso de mecanismos de busca baseados em IA, disse Zhang.
O objetivo de tudo isto é impulsionar o comércio global e aumentar a eficiência da plataforma Alibaba.
“Sentimos a urgência de usar a IA para redesenhar a forma como as pessoas negociam globalmente”, disse Zhang à CNBC. “Acreditamos que esta será uma mudança de paradigma para o comércio eletrônico B2B.”
O negócio B2B da Alibaba está entre os de crescimento mais rápido, embora ainda seja menor do que a sua operação doméstica de comércio eletrônico e a divisão de computação em nuvem. Alibaba.com gera receitas de marketing e outros serviços relacionados ao comércio internacional.
Com o AI Mode, entretanto, a empresa espera abrir uma nova fonte de receita por meio de assinaturas. Zhang disse que o Alibaba está considerando cobrar US$ 20 por mês ou US$ 99 por ano pelo serviço, embora o preço ainda não tenha sido definido.
Quando foi fundada em 1999 por Jack Ma e outros cofundadores, a empresa se concentrava nas vendas internacionais B2B. Desde então, expandiu-se para se tornar uma das maiores empresas de comércio eletrônico da China, bem como um gigante da computação em nuvem. Seus negócios vão desde entrega de alimentos até logística.
Inicialmente, a intenção era conectar vendedores chineses com compradores de todo o mundo. Mas o Alibaba.com expandiu a sua base de fornecedores.
A empresa afirmou, esta sexta-feira, que o número de fornecedores ativos a nível global cresceu 50% no período de março a outubro, face ao mesmo período do ano passado.
“Existem muitos produtos bons em todo o mundo que também podem contribuir para a cadeia de abastecimento global e estamos investindo fortemente nesta área”, disse Zhang.
Pagamentos tokenizados
Zhang disse à CNBC que o Alibaba.com também planeja lançar um recurso chamado “pagamento de agente” em dezembro. A IA da empresa será capaz de criar automaticamente contratos comprador-fornecedor – documentos que até agora eram escritos offline e depois carregados no Alibaba.com. Em vez disso, a IA será capaz de transformar as conversas de mensagens entre as duas partes num contrato. Ambas as partes confirmarão então o documento final.
Os negócios B2B são globais e muitas vezes envolvem múltiplas moedas, com compradores de um país pagando fornecedores de outro.
Este processo pode ser caro e lento, com os pagamentos às vezes demorando vários dias para serem liquidados e exigindo vários intermediários.
Para resolver isso, Zhang disse que o Alibaba está recorrendo à “tokenização”, um termo que se refere à representação digital do dinheiro. Os depósitos tokenizados são garantidos por moeda fiduciária no balanço de um banco. Eles diferem das stablecoins – um tipo de moeda digital atrelada a uma moeda fiduciária, como o dólar americano, mas geralmente emitida por empresas não bancárias. As stablecoins são garantidas por diferentes ativos, como títulos ou moedas fiduciárias.
Zhang disse que o Alibaba.com pretende usar versões tokenizadas do euro e do dólar americano. Isto pode permitir que os pagamentos deixem de passar por vários intermediários, tornando as transferências internacionais mais rápidas.
“Portanto, quando compradores dos EUA ou da Europa pagam uma determinada quantia em euros, o dinheiro não precisa passar por diferentes bancos ao redor do mundo, mas sim usar tokenização e blockchain”, disse Zhang, o que significa que o valor pode ser transferido “simultaneamente” para Hong Kong ou Singapura e depois para a China.
Zhang disse à CNBC que o Alibaba.com trabalhará com o JPMorgan, que possui sua própria tecnologia de tokenização. Este ano, o JPMorgan lançou o JPMD, um token projetado para pagamentos B2B internacionais.
Em relação às stablecoins, Zhang disse que o Alibaba irá “avaliar” seu uso potencial após implementar transferências de dinheiro tokenizadas.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos
Este conteúdo foi fornecido por CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.