Um tribunal federal de apelações concedido na quinta -feira (29) O pedido do governo de Trump de suspender temporariamente uma decisão do tribunal inferior que anulou a maioria das tarifas do presidente Donald Trump.
O governo de Trump já havia informado o Tribunal de Apelações dos EUA para o Circuito Federal que buscaria “medidas de emergência” com o Supremo Tribunal na sexta -feira (30), se a decisão tarifária não for rapidamente suspensa.
A decisão tomada na noite de quarta -feira (28) pelo Tribunal Internacional de Comércio dos EUA é “temporariamente suspensa até um novo aviso, enquanto este Tribunal analisa os documentos das moções”, disse o Tribunal de Apelações em sua ordem.
A pausa dá ao governo Trump algum espaço para respirar enquanto se prepara para argumentar que a lei autoriza o presidente a lançar unilateralmente um regime tarifário global.
Um painel de três juízes da corte comercial – incluindo um candidato de Trump – rejeitou essa visão em sua decisão, que invalidou todas as tarifas “recíprocas” e outras taxas de Trump.
Os juízes consideraram que a lei da década de 1970 que Trump invocou para promulgar essas tarifas, a lei dos poderes internacionais de emergência, não “conferi uma autoridade tão ilimitada” aos presidentes.
O bloqueio nacional e permanente imposto por eles cobriu todas as tarifas de retaliação que Trump emitiu no início de abril como parte de seu abrangente plano de “Dia da Libertação” de remodelar o comércio internacional com o resto do mundo.
A decisão também impediu o governo de fazer modificações futuras para as taxas em questão. O tribunal deu ao governo 10 dias para fazer as alterações necessárias para executar as ordens.
O governo de Trump registrou um recurso logo após a concessão da sentença. Ele pediu ao tribunal comercial que suspendesse qualquer execução de sua decisão enquanto o processo de apelação estava se desenrolando, enquanto procurava “pelo menos uma medida de precaução” com o Tribunal de Apelações Federal.
Ao mesmo tempo, o governo de Trump lançou uma enxurrada de críticas aos juízes do Tribunal Comercial, acusando -os de preconceito e abuso de poder.
“A Suprema Corte precisa acabar com isso”, disse o secretário de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, na tarde de quinta -feira. “Esses juízes estão ameaçando minar a credibilidade dos Estados Unidos no cenário mundial”.
“Vivemos sob uma tirania judicial”, escreveu o chefe de gabinete da Casa Branca, Stephen Miller, na manhã de quinta -feira em resposta à decisão, intensificando sua alegação inicial de que “o golpe do tribunal está fora de controle”.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.