O primeiro -ministro chinês Li Qiang solicitou uma regulamentação de preços mais rígida na indústria de carros elétricos durante um Reunião de alto nível Na quarta -feira (16), enquanto Pequim procura conter as ferozes guerras de preços que estão alimentando pressões deflacionárias na economia.
Ao destacar o setor de veículos elétricos do país, a LI solicitou um fortalecimento na supervisão de custos e no monitoramento de preços. Ele também pediu às principais montadoras que fizessem pagamentos específicos aos fornecedores enquanto praticavam maior auto -disciplina na definição de preços.
As montadoras devem melhorar sua competitividade por meio de inovação tecnológica e melhorias na qualidade, em vez de cortes de preços excessivos, disse Li.
Desafios no setor automotivo e industrial
As preocupações de longa data sobre o suprimento excessivo e a exaustiva guerras de preços surgiram entre os formuladores de políticas chinesas nas últimas semanas, com o objetivo do que foi descrito como “involução” – um Concorrência feroz, mas muitas vezes destrutiva – particularmente em setores sobrecarregados com capacidade excedente, como veículos elétricos, painéis solares e barras de aço.
Como um sinal de que intensificou as guerras de preços afetaram os negócios, os lucros industriais na China 9,1% caíram em maio. Os preços do produtor nas fábricas também diminuíram 2,8% nos primeiros seis meses do ano em comparação com o ano anterior, de acordo com dados oficiais.
Embora os lucros das montadoras chinesas caíram 11,9% de um ano para o próximo Em maio, as vendas de carros no país aumentaram 11,7% no mesmo período, de acordo com o Associação Chinesa de Fabricantes de Carroscom mais da metade sendo veículos de nova energia.
A Associação da Indústria Automotiva em maio pediu o fim de “Competição desleal”. que, segundo ela, prejudica a lucratividade das empresas e ameaça a segurança da cadeia de suprimentos.
Esforços para estimular o consumo doméstico
A fraca demanda dos consumidores também pressiona as margens de lucro das empresas. Li também pediu esforços renovados para aumentar o consumo doméstico, remover “restrições injustificadas que impedem os gastos familiares” e otimizam políticas para um programa de troca de bens de consumo.
O vice -chefe do Departamento Nacional de Estatística, Sheng Laiyun, disse em um conferência de imprensa na terça -feira (15) que houve progresso nas indústrias do Painel Solar, Cimento e Cars em preços regulares sem intervenção do governo.
Sem reduções drásticas
Mesmo com a China mudando sua mensagem política para enfrentar guerras de preços, os economistas apontaram que Pequim precisa equilibrar a tarefa de controlar o excesso de oferta sem crescimento estagnado ou colocar empregos em risco, especialmente como uma intensa guerra comercial, com os EUA lançam dúvidas sobre a demanda externa por seus produtos.
Os economistas do Banco Nomura sugeriram que as tentativas de lidar com a capacidade excedente envolveriam cortes substanciais na produção para os fabricantes que estão vendendo produtos. No entanto, as restrições ao investimento em setores industriais e produção provavelmente teriam um impacto adicional na economia.
“O corte de produção inevitavelmente chega ao custo de crescimento e empregos”, disse Neo Wang, economista -chefe e estrategista do Evercore ISI, sugerindo que Pequim provavelmente não reduza significativamente a capacidade.
“Garantir que os empregos de crescimento e economia sejam prioridades mais altas para Pequim do que corrigir a desinflação ou a deflação”, acrescentou Wang, enfatizando que “as vozes até agora soam como um slogan para uma curta campanha, na melhor das hipóteses, em vez de um prelúdio para qualquer renovação”.
Leia mais:
Inflação no crescimento dos EUA na China dos EUA: quem ganha essa disputa?
A China impõe restrições à exportação de tecnologia de bateria para veículos elétricos
Crescimento econômico e perspectivas futuras
A China informou na terça -feira que seu crescimento econômico excedeu as expectativas, 5,2% de expansão no segundo trimestreColocando o país no caminho para atingir sua meta oficial de crescimento anual de 5%.
Embora algumas empresas em vários setores tenham supostamente Planejado para reduzir a produção, isso pode não se traduzir em uma retração mais ampla da oferta, disse Tianchen Xu, economista sênior da Economist Intelligence Unit.
“Sempre há pessoas que desejam expandir sua participação de mercado a um preço baixo. Mesmo que uma aliança de preço seja formada, as empresas ainda podem trair a aliança e subcotizar os concorrentes”, disse Xu.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.