O Organização Mundial do Comércio (Ganho) na terça -feira levantou sua previsão para o Crescimento comercial global em 2025mas alertou que a perspectiva para 2026 se deteriorou.
Em seu último relatório “Perspectivas e estatísticas comerciais globais”, Publicado na terça -feira, o Ganho previu que o crescimento do volume comercial em 2025 estaria em 2,4%um forte aumento em comparação com a estimativa anterior de 0,9% no relatório de agosto da entidade comercial.
A perspectiva para o próximo ano Não é tão otimistaNo entanto, com a organização dramaticamente sua expectativa anterior de crescimento de volume comercial de 1,8% para um 0,5% fraco.
“A previsão é que o crescimento do comércio desacelerar em 2026À medida que a economia global esfria e o Impacto total de taxas mais altas é finalmente sentido por um ano inteiro ”, disse o Ganho.
Para o Tarifas comerciais tornou -se um recurso dominante, e um Vida de cabeçapara o comércio global desde o presidente de EUAAssim, Donald Trumpaliados e oponentes chocados com seu regime tarifário em grande escala em abril.
Os países correram para acordos comerciais estreitos com o Casa BrancaMas mesmo aliados, como o Reino UnidoEles viram uma tarifa base de 10% permanecer nas mercadorias exportadas para o EUA.
Saber mais:
Times originais – CNBC exclusiva: grandes mudanças no mercado de animais de estimação com fusão de gigantes Petz e Cobasi; entender
Como os rótulos de preços digitais podem mudar o futuro das compras de supermercados
Importância Antecipação
Os volumes do comércio global aumentaram acentuadamente na primeira metade de 2025 – 4,9% em comparação com o ano anterior – com vários fatores contribuindo para uma expansão robusta.
Isso incluiu Antecipação de importações em EUA em antecipação de tarifas comerciais mais altas e Condições macroeconômicas favoráveis Com desinflação, apóie políticas fiscais e mercados de trabalho apertados, aumentando a renda real e os gastos nas principais economias, Ganho.
O forte crescimento em mercados emergentes e aumento da demanda por bens relacionados a IA – incluindo semicondutores, servidores e equipamentos de telecomunicações – também aumentou o crescimento do comércio global, acrescentou, com despesas relacionadas a IA movendo quase metade da expansão geral do comércio Na primeira metade do ano, subindo 20% comparado ao ano anterior em termos de valor.
Concorrência global em relação ao desenvolvimento de produtos relacionados a IA Ele se intensificou, com o EUA e o Ásia buscando dominar o setor.
O Ganho observou que o EUA foram responsáveis por sobre um quinto do crescimento do comércio global relacionado a IA Na primeira metade de 2025. No entanto, a maior parte da expansão veio de Ásiaque foi responsável por Quase dois termos crescimento comercial global relacionado a IA No mesmo período.
As principais economias estão em uma corrida para desenvolver sua capacidade de inteligência artificialcom o EUA e o China buscando dominar o setor. O Ganho observou que o EUA foram responsáveis por cerca de um quinto do crescimento do comércio global relacionado a IA No primeiro semestre de 2025. No entanto, a maior parte da expansão veio da Ásia, responsável por quase dois terços do crescimento do comércio global relacionados a IA No mesmo período.
“O crescimento do comércio estendido por todo o cadeia de valor digitalDe silício bruto e gases especiais a dispositivos que alimentam plataformas em nuvem e IA” Ganho em seu relatório, observando que “o desempenho da exportação do A Ásia era forte em produtos relacionados a IAConsistente com o aumento mundial do investimento nesse setor. ”
Um risco discreto para a última previsão é a propagação de medidas restritivas ao comércio e incerteza política para mais economias e setores, economistas observados de Ganho. Por outro lado, eles disseram o crescimento sustentado do comércio de bens e serviços relacionados a IA poderia fornecer um Impulso médio a termo para o comércio global.
O crescimento das exportações globais de serviços deve lento 6,8% em 2024 a 4,6% em 2025 e 4,4% em 2026. Embora não esteja diretamente sujeito a tarifas, o comércio de serviços pode ser afetado indiretamente através de vínculos com o comércio de bens e produção.
Desaceleração acentuada
Olhando para o futuro, Possíveis sinais de fraqueza no comércio e produção industrial já foram observados nas economias desenvolvidas, incluindo confiança reduzida de empresas e consumidores e crescimento mais lento do emprego e renda, observou o Ganho.
Comentando as perspectivas mais recentes da organização, o diretor-geral Ngozi Okonjo-Iweala disse que “ Resposta de comédia de países para mudanças tarifárias em geral, o potencial de crescimento de IAbem como o Aumento do comércio entre o resto do mundo – particularmente entre as economias emergentes – ajudou a aliviar os contratempos comerciais em 2025. ”
“O Resiliência comercial em 2025 deve -se em grande parte devido à estabilidade fornecida pelo Sistema comercial multilateral baseado em regras. No entanto, a complacência não é uma opção ”, acrescentou.
“Para o Os distúrbios de hoje no sistema comercial global são um apelo à ação para que as nações reimagem o comércio e juntas para estabelecer um base mais forte que proporciona maior prosperidade para as pessoas em todos os lugares“, ele disse Okonjo-iweala.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.