Os organizadores do navio de ajuda humanitária que tinha Gaza como destino disse que as forças israelenses se aproximaram do navio na segunda -feira (09). A bandeira britânica Madeleine Navio transporta ativistas como Thiago Ávila brasileira, internacionalista e ambientalista e Greta Thunberg sueco.
“Perdemos a conexão com o ‘Madleen’. O exército israelense se aproximou do navio”, ele publicou a Freedom Flotilha Coalition no Telegram, referindo -se ao barco. A AFP também perdeu contato com ativistas a bordo.
Israel relatou que o barco já foi redirecionado para as costas israelenses. Os passageiros devem voltar para suas casas.
“O iate ‘Selfies’ do ‘famoso’ está navegando com segurança em direção ao fundo de Israel. Espera -se que os passageiros retornem aos seus países de origem”, publicou o Ministério das Relações Exteriores de Israel em redes sociais. O ministério fez questão de divulgar Um vídeo alegando que os ativistas estavam seguros e alimentados.
Instruções de interceptação
No início do domingo, o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, ordenou que o exército interceptasse o barco com ativistas que planejavam abrir um canal de acesso à linha Gaza, transportando alimentos e medicamentos.
“Eu instruí o exército a agir tão Madeleine … não chegue a Gaza”, disse Katz em comunicado. “Para Greta anti -semita e seus amigos de propaganda do Hamas, eu digo claramente: é melhor você voltar, porque eles não chegarão a Gaza”, acrescentou.
Segundo o ativista brasileiro, considerando resoluções e decisões do Tribunal Internacional de Justiça e do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o governo israelense não pôde prevenir ou dificultar a ajuda humanitária para chegar à faixa de Gaza. “Portanto, eles são os únicos que são ilegais, que estão cometendo crimes de guerra, não apenas conosco, mas especialmente com o povo palestino, oito décadas de genocídio, 18 anos de bloqueio e um ano e nove meses das cenas mais horríveis e crimes de guerra que nossa geração viu”, disse Ávila.
Apelo
A imprensa israelense informou que o plano era interceptar o navio antes de chegar a Gaza e acompanhá -lo ao porto israelense de Ashdod. A tripulação seria então deportada, mas o ativista brasileiro e sua esposa Eles fizeram apelos para a intervenção do governo na situação.
Em uma entrevista a Estadão, Ávila afirmou que “apenas um milagre” poderia impedir que Israel os interceba. “Nós realmente queríamos abrir o corredor humanitário dos povos, ainda continuaremos trabalhando para isso, mas hoje a verdade é que apenas um milagre pode impedir que Israel nos intercepte e comete um crime de guerra”, disse Ávila.
O perfil do Instagram da organização publicou seu apelo:
Greta Thunberg ativista fez o mesmo em suas redes sociais.
_
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings