A China deu um sinal de descanso à indústria automotiva dos EUA e da Europa, indicando que pode fazer restrições às exportações de terras raras – elementos essenciais para a fabricação de veículos elétricos e motores de combustão.
No sábado (7), o Ministério do Comércio da China anunciou que está disposto a criar um “canal verde” para acelerar licenças de exportação para empresas da União Europeia. A medida ocorre após as pressões do setor automotivo, que alertaram sobre riscos iminentes de interrupção da produção devido à escassez desses insumos críticos.
A declaração ocorreu após uma reunião entre o ministro do Comércio Chinês Wang Wentao e o comissário europeu Marošefčovič, realizado em Paris na semana passada. Wang também expressou a expectativa de que a UE adote “medidas recíprocas” e incentiva o comércio de produtos de alta tecnologia com a China.
Segundo fontes ouvidas pela Reuters, o governo chinês já teria concedido licenças de exportação de terras raras aos fornecedores de montadoras dos EUA, como General Motors, Ford e Stellantis (fabricante de jipes). As empresas ainda não comentaram publicamente o assunto.
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A flexibilidade ocorre depois que a China imposta, em abril, restrições estritas à exportação de vários tipos de terras raras e ímãs usados em setores estratégicos, como defesa, energia e transporte – uma resposta às tarifas comerciais impostas pelos EUA.
Os representantes da indústria europeia receberam as notícias com alívio, mas também com cautela. Maximilian Butek, diretor da Câmara de Comércio Alemão na China, disse CNBC Que o anúncio é positivo, mas alertado de incerteza sobre o alcance da medida. “O canal verde pode ser limitado a setores ou empresas específicas. Ainda não está claro quem realmente se beneficiará”, disse ele.
Butek também apontou que a iniciativa é um reflexo direto da escalada comercial entre nós e a China, e que as empresas européias estão sendo afetadas por um confronto no qual não querem se envolver. “Foi uma surpresa que a China tenha usado esta carta, mas o importante agora é ver se a promessa é realizada”, acrescentou.
Crise iminente no setor automotivo
A preocupação com o fornecimento de terras raras já afeta a operação de grandes fabricantes. A Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA) alertou que várias empresas podem enfrentar paradas de produção do próximo mês se as licenças de exportação não forem mais rapidamente liberadas.
“Os estoques globais desses ímãs são baixos e, sem novas licenças, estão se esgotando rapidamente”, disse Jonathan O’Riordan, diretor de comércio internacional da Acea, ao The the CNBC.
O aviso de Acea foi reforçado por uma declaração recente da Associação Europeia de Fornecedores Automotivos, que relatou o fechamento de algumas fábricas devido à falta de insumos. A montadora japonesa Suzuki, por exemplo, suspendeu a produção do modelo SWIFT, de acordo com fontes ouvidas pela Reuters.
Domínio estratégico da China
A China domina cerca de 60% da rara produção mundial de terras, o que oferece uma grande influência nas cadeias de produção globais nos principais setores. As autoridades americanas e européias veem essa dependência como um risco estratégico, especialmente no contexto da transição energética.
Espera -se que a demanda por minerais críticos aumente exponencialmente nos próximos anos, impulsionada pela corrida global para tecnologias verdes e veículos elétricos.
Para especialistas, a rara crise terrestre pode repetir o impacto da escassez de semicondutores durante a pandemia, que interrompeu a produção de veículos em vários países.
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