As autoridades policiais dos Estados Unidos dispararam gás lacrimogêneo contra um grupo de manifestantes reunidos em Los Angeles no domingo, horas depois que o presidente Donald Trump enviou a Guarda Nacional para a cidade, em um esforço para suprimir a recente agitação contra as autoridades federais de imigração.
O confronto começou quando centenas de pessoas protestaram em frente ao centro de detenção metropolitano, no centro de Los Angeles, onde vários dos recém -chegados soldados da Guarda Nacional estavam ombros a ombro atrás de escudos de plástico antimotim.
Agentes uniformes jogaram o gás enquanto avançavam para a rua, levando os manifestantes a recuar. Não ficou claro imediatamente o que motivou o uso do equipamento ou qual agência de policiamento o demitiu.
Cerca de 300 soldados da Guarda Nacional chegaram a Los Angeles no início do domingo por ordem de Trump, que acusou o governador Gavin Newsom e outros democratas de não conseguirem conter protestos recentes contra agentes de imigração.
A medida parece ter sido a primeira vez em décadas que a Guarda Nacional de um Estado Americano foi ativada sem um pedido de seu governador, em uma escalada significativa contra grupos e manifestantes que procuraram impedir os esforços de deportação em massa do governo Trump.
De acordo com um relatório de NBCA California Gavin Newsom disse que pediu ao governo Trump que devolvesse as tropas da guarda ao seu comando.
“Solicitei formalmente ao governo Trump que resgatasse o transporte ilegal de tropas para o condado de Los Angeles e as devolva ao meu comando”, escreveu o governador em uma publicação X. “Repita o pedido. Controle de retorno para a Califórnia.”
Anteriormente, Newsom criticou a decisão de Trump de finerar as tropas, chamando -a de “propositadamente inflamatória” e dizendo que “isso só aumentará as tensões”.
A apresentação de tropas ocorre após dias de protestos
A Guarda Nacional foi enviada após dois dias de protestos, que começaram na sexta -feira (6) no centro de Los Angeles e se estendiam a Paramount, uma cidade de forte presença latina ao sul da cidade e vizinha Compton.
Quando os agentes federais estabeleceram uma área de preparação no sábado, 7, na Paramount, os manifestantes tentaram bloquear veículos de patrulha de fronteira. Alguns deles até dispararam pedras e pedaços de cimento. Em resposta, agentes, vestidos com equipamentos antimotim, lançaram gás lacrimogêneo, efeitos morais e pimenta.
As tensões foram elevadas após uma série de Rusgas feitas pelas autoridades de imigração no dia anterior, quando o número de prisões de imigrantes na cidade excedeu 100. Um importante líder do sindicato foi preso durante um protesto e acusado de impedir a aplicação da lei.
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings