A inteligência artificial torna as pessoas mais valiosas, de acordo com o relatório global AI Jobs Barometer 2025 da PricewaterhouseCoopers (PWC). Apesar dos temores generalizados de que a inteligência artificial pudesse automatizar empregos e reduzir os salários dos funcionários, a IA realmente torna as pessoas “mais valiosas, não menos”, disse uma nova pesquisa da empresa de serviços profissionais da PWC.
“O que faz as pessoas reagir nesse ambiente é a velocidade da inovação tecnológica”, disse Joe Atkinson, diretor da GWC AI, ao CNBC. “A realidade é que a inovação tecnológica está avançando muito, muito rápido. Está acontecendo em um ritmo que nunca vimos antes em inovações tecnológicas”.
Crescimento e salário do emprego
“O que o relatório sugere, de fato, é que a IA está criando empregos”, disse Atkinson. De fato, os empregos e os salários estão crescendo em “praticamente todos”, as ocupações expostas à IA – ou empregos que possuem tarefas nas quais a tecnologia pode ser usada – incluindo aquelas que são mais automatizadas, como atendentes de atendimento ao cliente ou programadores de software, de acordo com o relatório de 2025 do AI Jobs Barômetro.
“Sabemos que toda vez que temos uma revolução industrial, há mais empregos criados do que perdidos. O desafio é que as habilidades que os trabalhadores precisam de novos empregos podem ser bem diferentes”, disse Carol Stubbings, diretor comercial global da PWC UK, no relatório.
“Portanto, o desafio, acreditamos, não é que não haja empregos. É que os trabalhadores precisam estar preparados para preenchê -los”, disse Stubbings.
Leia também:
As empresas americanas exigem que os funcionários dominem o uso da inteligência artificial: “Você não pode mais ignorá -lo”
Com o OpenAi em Mira, Deepseek lança discretamente a atualização da inteligência artificial R1
Desafios enfrentados e mitos desmistificados
O relatório, que analisou mais de 800 milhões de anúncios de emprego e milhares de relatórios financeiros de empresas em seis continentes, desafiou seis mitos comuns sobre o impacto da IA:
1. Produtividade
Mito: a IA ainda não teve um impacto significativo na produtividade.
No entanto, o relatório constatou que, desde 2022, o crescimento da produtividade nas indústrias “melhor posicionado para adotar a IA” quase quadruplicou, enquanto caiu ligeiramente em indústrias “menos expostas” à IA, como fisioterapia.
Notavelmente, as indústrias mais expostas de IA, como a publicação de software, mostraram um crescimento de receita de três vezes por funcionário de acordo com dados da PWC.
2.
Mito: a IA pode ter um impacto negativo nos salários dos trabalhadores e no poder de barganha.
Os dados da PWC mostraram que os salários dos trabalhadores com os trabalhadores da IA são, em média, 56% mais altos em comparação com os trabalhadores sem essas habilidades na mesma ocupação, um aumento de 25% do ano passado. Além disso, os salários estão subindo duas vezes mais rapidamente nas indústrias mais expostas à IA em comparação com os menos expostos.
3. Número de empregos
Mito: a IA pode levar a uma diminuição no número de trabalhos. O relatório constatou que, embora as ocupações com menor exposição à IA se tornassem um forte crescimento de 65% em empregos entre 2019 e 2024, o crescimento permaneceu robusto – embora mais lento – mesmo nas ocupações expostas à tecnologia (38%).
4. Desigualdade
Mito: a IA pode agravar as desigualdades nas oportunidades e salários dos trabalhadores. Ao contrário dos temores de piorar a desigualdade, os relatórios do relatório mostram que os salários e o emprego estão aumentando para empregos audíveis e automatizados pela tecnologia.
O relatório observou que a demanda dos empregadores por diplomas formais está diminuindo mais rapidamente em empregos expostos à IA, criando oportunidades mais amplas para milhões.
5. Habilidades
Mito: a IA pode “desqualificar” os trabalhos que automatizam. O relatório constatou que, em vez disso, a IA pode enriquecer empregos automáticos, liberando funcionários de tarefas tediosas para praticar habilidades mais complexas e de tomada de decisão. Por exemplo, as datilogramas de dados podem evoluir para uma função de “valor mais alto”, como analistas de dados, de acordo com a PWC.
6. Automação
Mito: a IA pode desvalorizar os trabalhos que automatizam muito. Os dados mostram que não apenas os salários estão aumentando para empregos altamente automatizados, mas a tecnologia também está reformulando esses empregos para se tornar mais “complexa e criativa” e, finalmente, tornam as pessoas mais valiosas.
O crescimento do emprego “mais ameno” pode ser benéfico?
O estudo oferece outra perspectiva: em um mundo em que muitos países têm populações de declínio ativo, o crescimento suave dos empregos em ocupações expostas à IA pode até “ser benéfico” e beneficiar esses países.
O aumento da produtividade da IA pode realmente criar um “efeito multiplicador” na força de trabalho disponível e preencher lacunas que as empresas não puderam preencher de outra maneira e aumentar o crescimento dos negócios, disse Atkinson.
“É uma previsão já suportada pelos dados de produtividade que estamos vendo”, acrescentou. “Eu acho que isso pode ser absolutamente uma coisa boa.”
Uma estratégia de crescimento, não apenas eficiência
No final, o estudo argumenta que a IA deve ser tratada “como uma estratégia de crescimento, não apenas uma estratégia de eficiência”. Em vez de usar a tecnologia para cortar os custos do pessoal, as empresas devem ajudar seus funcionários a se adaptarem e trabalharem juntos para criar novas oportunidades, ganhar novos mercados e fluxos de receita.
“É essencial evitar a armadilha de baixa ambição. Em vez de limitar nosso foco para automatizar os empregos de ontem, criaremos os novos empregos e indústrias do futuro”, afirmou o relatório.
“A IA, se usada com imaginação, pode desencadear um florescimento de novos empregos e novos modelos de negócios. Por exemplo, 2/3 dos empregos nos EUA hoje não existiam em 1940, e muitos desses novos empregos foram possíveis pelos avanços da tecnologia”, acrescentou o relatório.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.