Você Estados Unidos Siga o país com o maior número de milionários do mundo, totalizando 23,8 milhões em 2024, de acordo com um novo relatório do Ubs. De acordo com o Banco Suíço, cerca de 379.000 novos milionários surgiram no país no ano passado, uma média de mais de mil por dia, o que representa um aumento de 1,5%.
O China A Continental ficou em segundo lugar, com 6,3 milhões de milionários, um adiantamento de 2,3%, com 141.000 novos membros do grupo. Em termos percentuais, a Turquia liderou o crescimento, com um aumento de 8,4%, atingindo 87.000 milionários.
Os Estados Unidos expandiram sua liderança impulsionada para um ano de forte desempenho em Wall Street e estabilidade do dólar. No entanto, os primeiros seis meses de 2025 foram instáveis. A guerra comercial promovida pelo presidente Donald Trump e pela recessão temem abalar os mercados e pressionar o dólar, que acumula cerca de 9% no ano.
Leia também:
O JPMorgan Chase está indo atrás dos milionários americanos e de uma maneira de moda antiga
O número de bilionários da Forbes estabeleceu um recorde até 2025, com uma fortuna total de US $ 16,1 trilhões
Quais países com o maior número de bilionários? Veja a posição do Brasil no ranking
O economista do UBS James Mazeau, disse ao CNBC O que ainda é cedo para dizer se a riqueza das famílias americanas crescerá em um ritmo mais lento este ano. Segundo ele, um dólar mais fraco tende a estimular o crescimento da riqueza em países com moedas não dolandes, em vez de prejudicar os Estados Unidos. Mazeau acrescentou que o mercado imobiliário americano ainda é resiliente e que as ações nos EUA podem terminar o ano em um nível um pouco mais alto que o atual.
“Este ano pode ser abaixo do ano passado, mas isso não significa que haverá uma reversão de sorte ou destruição de riqueza”, disse ele. “Não acredito que os motores de crescimento dos EUA estejam esgotados – exatamente o contrário”.
Embora quase 40% dos milionários mundiais estejam nos EUA, o Luxemburgo e a Suíça têm uma maior concentração de riqueza. Nos dois países, mais de um em cada sete adultos tem patrimônio líquido de pelo menos US $ 1 milhão, segundo o UBS.
A população global de milionários cresceu mais de 684.000 pessoas, totalizando cerca de 60 milhões, impulsionada principalmente para a valorização do mercado imobiliário. No entanto, esse crescimento foi desigual geograficamente, com alguns países perdendo a participação. No Japão, por exemplo, o número de milionários caiu 33.000, um reflexo do encolhimento da população.
O número de bilionários aumentou modestamente para 2.891, mas Mazeau destacou uma alta rotatividade nesse grupo. Os bilionários perderam ativos em 15 dos 56 mercados analisados pelo UBS, com as quedas mais pronunciadas registradas na Holanda e no Uruguai. Já Cingapura, Catar, Grécia e Polônia apresentaram os maiores ganhos.
“Mesmo dentro desse segmento, pode haver grandes reviravoltas da fortuna”, disse Mazeau. Mesmo entre os mais ricos do mundo, a concentração de riqueza é notável.
O UBS estima que cerca de 60 milhões de pessoas concentram US $ 226,47 trilhões, quase metade da riqueza global. Dentro deste grupo, existem 2.860 bilionários com um patrimônio combinado de US $ 15,7 trilhões. No topo da pirâmide, 15 centibilias – menos de 1% desse universo – somam uma fortuna de US $ 2,4 trilhões.
“Observamos uma concentração de riqueza, ou, eu diria, uma desigualdade de riqueza, mesmo entre bilionários”, comentou Mazeau. Segundo ele, a maior parte dessa concentração se deve ao desempenho do setor de tecnologia e à ascensão de “mega -empreendedores de tecnologia”.
Mazeau apontou que existem poucos dados sobre indivíduos com patrimônio entre US $ 50 milhões e US $ 1 bilhão, o que distorce o panorama. Além disso, ele afirmou que o crescimento da riqueza entre as faixas médias e baixas está subestimado. Por exemplo, o número de pessoas com patrimônio entre US $ 1 milhão e US $ 5 milhões – os “milionários todos os dias” na definição de UBS – mais quadruplicados desde 2000, atingindo cerca de 52 milhões.
“Coletivamente, eles têm mais riqueza do que todos os bilionários do mundo”, disse ele. “Geralmente é subestimado quanto riqueza está crescendo e se espalhando para a camada intermediária”.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.