O presidente dos Estados Unidos, Donald Trumpestá enviando Dez fous F-35 Porto Rico como parte de sua ofensiva contra cartéis de drogas, segundo fontes ouvidas pela AFP na sexta -feira (5).
O envio ocorre em meio à crescente tensão com o Venezuelaapós o reforço militar dos EUA no Caribe.
A aeronave aumentará os navios de guerra americanos já posicionados no sul da região. Trump tem aumentado a pressão sobre o presidente venezuelano Nicolás Maduroacusado por Washington de liderar um cartel de drogas.
O reforço militar dos EUA causa reação venezuelana
O clima piorou nos últimos dias, depois do Pentágono Ele relatou que duas aeronaves militares venezuelanas voaram perto de um navio da Marinha dos EUA em águas internacionais na quinta -feira (4) em uma ação classificada como “altamente provocativa”.
Na terça -feira (2), as forças americanas destruíram um navio suspeito de tráfico de drogas no Caribe. Segundo Trump, o barco pertencia a Tren de AraguaOrganização criminosa venezuelana ligada a Maduro. Onze pessoas morreram na operação.
Fontes americanas ouviram sob condição de anonimato declarar que o F-35 FightersEstado -of -The -art será deslocado para uma base aérea em Porto RicoTerritório dos EUA no Caribe com mais de três milhões de habitantes.
Leia mais:
Trump ameaça a União Europeia com a Lei Comercial dos EUA após uma multa “injusta” para o Google
A ministra do Reino Unido, Angela Rayner, renuncia após fraude fiscal
Maduro – Líder de esquerda cuja última eleição em 2024 foi considerada ilegítima por Washington – classificou o reforço militar dos EUA como “a maior ameaça que nosso continente enfrentou nos últimos 100 anos”.
Ele afirmou que o país está pronto para “luta armada em defesa do território nacional” e mobilizou as forças armadas da Venezuela, que têm sobre 340 mil militaresalém de reservistas que, segundo ele, acrescentam mais do que oito milhões.
“Se a Venezuela for atacada, entraremos imediatamente em um período de luta armada”, disse Maduro a correspondentes estrangeiros.
O vice -chefe do gabinete da Casa Branca, Stephen MillerCriticou Maduro na sexta -feira, chamando -o de “traficante de drogas acusado” e afirmando que a Venezuela está sob o controle de “Um cartel, uma organização de tráfico de drogas”.
‘Ação altamente provocativa’
O ataque de terça -feira sobre o que Washington classificou como um barco de traficante representou uma subida significativa, bem como o uso incomum das forças armadas dos EUA para um problema tradicionalmente tratado pela polícia.
“A Venezuela tem sido terrível, tanto em relação às drogas quanto enviando alguns dos piores criminosos do mundo ao nosso país”, disse Trump a jornalistas na quarta -feira (3).
Atualmente, oito navios da Marinha dos EUA participam de operações anti -Drug na América Latina: três navios de assalto anfíbios, dois destróieres, um cruzador e um navio de combate costeiro no Caribe, além de um destróier no leste do Pacífico, informou um oficial do Departamento de Defesa nesta semana.
A pasta que Trump deve renomeada na sexta-feira como um “departamento de guerra”-disse dois aeronaves “regime maduro” voou perto de um navio americano na quinta-feira (4).
“Essa ação altamente provocativa foi feita para interromper nossas operações contra o narcoterrorismo”, disse o órgão em X (ex -Twitter). Não foram divulgados mais detalhes.
A Venezuela tem 15 combatentes F-16 dos EUA na década de 1980, além de vários combatentes e helicópteros russos.
Durante uma visita à América Latina nesta semana, o Secretário de Estado Marco Rubio Ele defendeu a nova posição agressiva sobre o que Washington chama de grupos “narcoterroristas”.
“O que os impedirá é explodi -los, terminar”, disse Rubio na quarta -feira (3) no México. “Se você está em um barco cheio de cocaína ou fentanil indo para os Estados Unidos, você é uma ameaça imediata ao nosso país”.
Caracas Ele acusou Washington de cometer execuções extrajudiciais no ataque de terça -feira.
–
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings