Você já esteve em uma reunião de trabalho ou evento social em que uma pessoa continuou conversando? É realmente frustrante, especialmente quando você tem algo a dizer.
Como especialista em comunicação global, trabalhando com muitas pessoas inteligentes e educadas que pensam que interromper é uma falta de educação. No entanto, no meu livro “Inteligente, não falando em voz alta: como ser notado no trabalho pelas razões certas”, falo sobre a importância de se expressar, especialmente se você tiver algo importante para adicionar à conversa.
Aqui estão três coisas que você precisa fazer:
1. Ajuste sua mentalidade
O primeiro passo é não enfrentar a interrupção como uma coisa ruim. Em vez disso, você faz parte da conversa e suas opiniões são tão valorizadas quanto as de todos os outros.
Agora, com a mentalidade certa, como você pode realmente dar sua opinião?
2. Comece com o nome
Quando você encontra o momento certo para intervir, a primeira coisa que você significa é o nome da pessoa. Pesquisas mostram que nosso cérebro é ativado quando ouvimos nosso nome sendo chamado. Isso nos indica que o fluxo de conversas mudou e paramos intuitivamente para ver o que está acontecendo.
Portanto, diga o nome da pessoa firmemente e a educação. Essa combinação demonstra confiança e presença sem parecer confrontador.
3. Reconheça e redirecione
Em seguida, redirecione a conversa para o assunto que você deseja abordar. Seja estratégico, demonstrando colaboração e tentando expandir os pensamentos dos outros. As pessoas gostam de sentir que suas idéias foram reconhecidas e também cria um fluxo de conversas fluidas.
Por exemplo, você pode dizer:
- “Jennifer, ouvi o que você disse sobre a preocupação do cliente e isso me fez pensar na abordagem que usamos com outro cliente há alguns anos …”
- “Ben, este é um bom ponto sobre o cronograma do projeto, mas Lisa, qual é a sua opinião sobre isso do ponto de vista do marketing?”
- “Maya, eu concordo com você. O que você está dizendo me lembra este livro que acabei de ler …”
- “Carter, eu estava concordando em silêncio quando você disse isso, porque você se lembrava do que eu experimentei na semana passada …”
Quando alguém se sente ouvido e entendido, é mais provável que se retire e abre espaço para que outras pessoas falem. Agora você pode liderar a conversa ao assunto que realmente deseja abordar.
Em caso de dúvida, use esta frase
Se você não tiver certeza de como formular sua interjeição, tente esta frase – seja em um brainstorming de trabalho ou em uma reunião do clube do livro:
″[Nome da pessoa]Posso intervir rapidamente? Eu adoraria começar a conversa … “
Por exemplo:
- “Leo, posso intervir rapidamente? Eu adoraria iniciar a conversa de uma maneira um pouco diferente.”
- “Jenn, posso intervir rapidamente? Eu adoraria iniciar a conversa e ver o que os outros pensam também.”
Respondendo à rejeição
Digamos que você usou essa estratégia simples para a empresa e a educação interrompe uma pessoa que estava dominando a conversa. Mas essa pessoa simplesmente não se retira. O que você faz?
Ser direto é fundamental. Se alguém continuar falando, não há problema em se impor com ainda mais firmeza e dizer exatamente o que está fazendo. Também é poderoso fazer isso como uma pergunta.
Você pode dizer:
- “Sam, obrigado pela sua opinião, mas gostaria de garantir que os outros também tenham a oportunidade de dar a opinião deles agora. Você se importa se abrirmos o assunto?”
- “Taylor, sabemos que você tem uma opinião forte sobre isso, mas vamos dar a Eric a chance de lhe contar também. Ok para você?”
Promover um espaço para respeito a todos
No final, você deseja criar um ambiente respeitoso, onde todos sentem que têm a chance de conversar. Falar não precisa ser em voz alta ou combativa. Apenas seja intencional.
Se você acha que alguém está dominando a conversa e dificultando para que outras pessoas falem, outras pessoas provavelmente sentirão o mesmo. Com essa abordagem, você pode conversar com tato e educação, mas firmemente. E garanto que outros apreciarão isso.
*Artigo de Jessica Chen, especialista em comunicação global, orador principal e ex -jornalista de TV vencedor do Emmy. Seu livro “Smart, não alto: como ser notado no trabalho por todas as razões certas” ensina profissionais inteligentes a desenvolver confiança no trabalho e construir uma carreira que amam, usando habilidades estratégicas de comunicação para se destacar.
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Juliana Colombo é uma jornalista especializada em economia e negócios. Ele trabalhou nas principais redações do país, como valor econômico, Forbes, Folha de S. Paulo e Rede Globo.
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.