Mesmo com mais e mais pessoas usando toques, escorregões ou digitalização para fazer pagamentos, a maioria ainda carrega pelo menos um pouco de dinheiro e planejadores financeiros dizem que essa é uma boa idéia.
Os americanos mantêm uma média de US $ 67 (aproximadamente US $ 381 na citação atual) na carteira, de acordo com uma pesquisa federal recente da Reserve como as pessoas usam seu dinheiro.
Embora o dinheiro em espécie ainda seja amplamente transportado, seu uso está diminuindo: até 2024, 83% dos consumidores disseram que o usaram pelo menos uma vez nos últimos 30 dias – uma queda de 87% em 2023, de acordo com o Federal Reserve.
Ainda assim, planejadores financeiros disseram ao CNBC Faça isso Vale a pena manter algum dinheiro manualmente, especialmente para situações em que os pagamentos digitais falham. Seja para uma queda de energia, um telefone descarregado, um vendedor de vendas mínimo de cartões ou apenas a necessidade de ir para casa, o dinheiro pode ser a solução.
Quanto dinheiro em espécie você deve carregar?
A quantidade de dinheiro que você deve ter em mãos depende de sua rotina, diz Christopher Rand, um planejador financeiro certificado em San Diego. Ele recomenda manter o suficiente para lidar com uma despesa típica, se algo der errado, como gasolina, comida, estacionamento ou uma gorjeta, mas não tanto que ele possa se preocupar com perdas. “Geralmente, de US $ 250 a US $ 500”, diz ele.
Melissa Dear, uma planejadora financeira em Nova York, carrega uma quantia semelhante, geralmente entre US $ 300 e US $ 400, dependendo de seus planos. “Se eu sei que precisarei dar gorjeta, estacionamento ou pequenas empresas, coloquei um pouco mais na minha carteira”, diz ela. “Um bom teste de realidade é: se eu perdesse meu telefone celular e precisasse de uma casa de táxi, você estaria coberto? Este é o meu ‘ponto de pânico'”.
A importância do dinheiro em emergências
Outros planejadores enfatizam o valor do dinheiro em espécie quando a tecnologia falha completamente. Leslie Beck, uma planejadora financeira em Nova Jersey, recomenda manter pelo menos US $ 250 em sua carteira para poder e emergências. “Quando o furacão Sandy atingiu a área de Nova York, os caixas eletrônicos caíram, a internet estava em muitas áreas e o dinheiro era rei”, diz ela.
Algumas pessoas só começam a carregar dinheiro após um revés. Brett Anderson, um planejador financeiro em Minnesota, diz que costumava transportar menos de US $ 25, até que seu cartão de crédito foi recusado devido à suspeita de fraude.
“É realmente inconveniente e embaraçoso, dependendo de quem está com você”, diz ele. Como planejador financeiro, “seus verdadeiros amigos nunca deixarão você esquecer se seu cartão de crédito é recusado e eles confiam em seus conselhos financeiros, estou apenas dizendo”. Agora ele mantém algumas centenas de reais à mão como uma reserva.
Considerações finais
Você provavelmente não precisa de muito dinheiro em espécie, e certamente não deve levar mais do que ficaria chateado por perder ou ter sido roubado.
“Ter grandes quantias de dinheiro em sua carteira o torna mais suscetível a perder as costas”, diz Tipiwa Walker, um planejador financeiro na Califórnia. Ao contrário dos cartões, o dinheiro em espécie simplesmente não tem proteções.
Mas ter cerca de US $ 250 pode ser uma reserva inteligente para dicas, compras de baixo valor ou falhas tecnológicas, mesmo que você raramente use, dizem os profissionais financeiros.
Carregar dinheiro em espécie não é “substituir as ferramentas digitais, mas ter apenas o suficiente para lidar com os momentos em que a tecnologia falha ou parece exagerada”, diz Dear.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.