O médico veterinário e o epidemiologista Stephanie Venn-Watson não imaginaram que seu trabalho com golfinhos nos Estados Unidos a levaria a uma descoberta científica de grande impacto na saúde. Recrutada em 2001 para cuidar de golfinhos idosos, ela esperava estudar doenças infecciosas, mas logo percebeu que havia algo mais interessante para investigar: os efeitos do envelhecimento nesses animais.
Enquanto os golfinhos selvagens geralmente vivem cerca de 20 anos, os mantidos na Marinha excederam 40 anos e até 50 anos – e muitos idosos saudáveis. O pesquisador percebeu que, embora alguns tenham inflamação crônica, colesterol alto e até sinais semelhantes aos de Alzheimer, outros envelhecidos sem grandes complicações.
Depois de analisar milhares de amostras coletadas ao longo de cinco décadas, Venn-Watson e sua equipe identificaram um fator comum entre os golfinhos mais saudáveis: um ácido graxo saturado chamado C15: 0, até agora pouco conhecido. “Nós pensamos que seria o ômega-3, já que eles apenas comem peixe, mas descobrimos o C15: 0, que eu nunca tinha ouvido”, disse ele em entrevista à CNBC.
A descoberta foi tão relevante que foi incluída na lista de transformadores “2025” da emissora americana. De acordo com estudos subsequentes, C15: 0 – que pode melhorar vários indicadores de saúde em mamíferos – é o primeiro novo ácido graxo essencial identificado em mais de 90 anos.
Ao lado de seu marido, um médico da Marinha, Venn-Watson fundou a Serapeutica Seraphina, onde desenvolveram um suplemento C15: 0 humanos. Em março, ela também lançou um livro sobre a descoberta, chamado O nutriente da longvity (“O nutriente da longevidade”, em tradução livre).
Mas o nutriente também pode ser encontrado em alimentos comuns. E para garantir o consumo diário de C15: 0, Venn-Watson tem um item indispensável em alimentos:
“Como queijo quase todos os dias”
Segundo o médico, o alimento principal de sua dieta, rico em C15: 0 é os queijos produzidos com leite de animais alimentados com pastagens naturais. “Esses queijos têm alguns dos níveis mais altos de C15: 0”, explica ele.
O lanche diário geralmente é simples: queijo com biscoitos ricos em fibra. “O queijo clássico com bolachas – mas é inteiro, não cheio de carboidratos processados”, alerta ele. Ele cita Pecorino como um exemplo de queijo com alto valor nutricional, incluindo C15: 0.
Mesmo após a descoberta, Venn-Watson não desiste dos ácidos graxos mais conhecidos, como o ômega-3. “Minha dieta tem muito peixe. Provavelmente como peixe todos os dias, além da gordura do leite”, diz ele.
Além da comida, também é necessário o suplemento C15: 0 desenvolvido pela sua equipe. “É o mesmo composto puro em que a Marinha investiu 10 anos de pesquisa”, conclui.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.