Com o leilão de concessão realizado este mês, na terceira tentativa, o governo espera eliminar gargalos na ponte que conecta São Borja (RS) a Santo Tomé (Corrientes, Argentina). De acordo com o Ministério dos Transportes, que liderou o processo, a ponte concentra 23% do comércio brasileiro-argentino e 40% das transações com o Chile.
Estudo de viabilidade Projetado para apoiar a operação, traz potencial de crescimento – “em um cenário mais otimista” – até 4,6% ao ano.
Mas o relatório ressalta que a infraestrutura atual, que opera há 25 anos, tem sinais de “desgaste físico e operacional, gerando impedimentos ao desenvolvimento e capacidade de atender totalmente ao crescimento dessa demanda”.
Então é esperado Taxa de crescimento médio no Brasil, 2,92%/ano para veículos leves (de 102,3 mil a 204,1 mil) e 2,01% para pesado (de 45,2 mil a 74,9 mil).
O Brasil está ligado a seis países da América do Sul a 12 pontes, seis no Rio Grande do Sul (Veja abaixo). O MT relata que não há previsão de leilões “no portfólio atual de ativos”.
Leia mais:
MP do governo público que inclui provedores de serviços ZPE, permitindo centers de data centers
O consumo de IA no Paraguai faz a construção de 2 turbinas do estudo ITAPU de 2 turbinas
Em leilão realizado pelos governos brasileiros e argentinos em Foz do Iguaçu (PR) e organizado por B3, o vencedor foi Argentina Plusbyte.
A oferta foi de US $ 29 milhões, boa vontade de 9,43%. A proposta do CS Infra (Simpar Group) foi de US $ 26 milhões.
Uma terceira empresa (Ponta Negra Logistics Consortium) foi desqualificada por não atender a um dos itens do aviso, mas ainda pode recorrer da decisão.
A ponte tem 1,4 quilômetro de comprimento. A área concedida incluía acesso, em um total de 15,6 quilômetros. O projeto, de acordo com o governo brasileiro, incluiu taxas sociais para residentes e usuários de ônibus na região.
“Para aqueles que atravessam a rota do turismo, a redução de até 97% no preço tornará as viagens mais acessíveis”, disse ele. Os caminhoneiros também terão descontos que ajudarão a amortecer o custo do transporte de carga, “beneficiando toda a comunidade envolvida”.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, disse que as “preferências” não devem orientar as relações internacionais. “O comércio potente é um jogo em que todos saem ganhando. Ganhe a Argentina, ganha o Brasil”.
Sem citar nomes, ele aproveitou a oportunidade para fazer uma provável referência à tarifa recente dos Estados Unidos. “Em tempos tão confusos, que defende a construção de paredes – alguns físicos, mas outras paredes como barreiras tarifárias – defendemos pontes entre governos”.
O período de concessão será de 25 anos, com uma contribuição esperada de US $ 99 milhões (aproximadamente R $ 551,7 milhões), incluindo investimentos e custos. Ele também inclui a operação do Unified Border Center (CUF), “garantindo um serviço eficiente para veículos de carga, apoiando operações aduaneiras e inspeções exigidas pelos órgãos regulatórios”.
Argentina and Brazil signed a Treaty on Integration, Cooperation and Development in 1988 (Governments Raúl Alfonsín and José Sarney) that allowed an agreement to build a bridge over the Uruguay River, signed in August 1989 – in Argentina, had already assumed President Carlos Menem, and in Brazil the first direct election after the dictatorship, at the end of that year, chose Fernando Mellus (who took office (who took office. em 1990).
Este acordo criou a Comissão Conjunta Brasileira-Argentina (COMAB). A ponte São Borja-Sao Tomé foi inaugurada no final de 1997 (governos Menem e Fernando Henrique Cardoso).
As exportações brasileiras para a Argentina cresceram 55,4% no primeiro tempo em comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando US $ 9,12 bilhões, De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
As importações também aumentaram, para menos intensidade (1,6%) e totalizaram US $ 6,17 bilhões. Com isso, a corrente comercial bilateral aumentou 28%, para US $ 15,29 bilhões.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings