A United Airlines manteve o lucro acima das projeções no terceiro trimestre de 2025, mas perdeu as expectativas de receita pelo terceiro trimestre consecutivo. O resultado reforça a crescente dependência da empresa de passageiros premium e programas de fidelidade para compensar o crescimento mais lento das passagens econômicas.
Entre julho e setembro, o lucro líquido caiu 1,7% em relação ao mesmo período do ano passado, para US$ 949 milhões. O lucro ajustado por ação foi de US$ 2,78, superando a estimativa média dos analistas consultados pela FactSet, de US$ 2,65. Foi o 13º trimestre consecutivo em que a empresa superou as projeções de lucro de Wall Street.
A receita total cresceu 2,6%, atingindo US$ 15,23 bilhões — um pouco abaixo da previsão de US$ 15,33 bilhões. A reação do mercado foi negativa: as ações caíram 1,9% no pré-mercado desta quinta-feira (16), após subirem 0,9% no pregão normal.
A United destacou o desempenho dos passageiros que pagam mais por assentos premium e dos membros do programa de passageiro frequente MileagePlus. As receitas destes segmentos aumentaram 6% e 9%, respetivamente, superando o crescimento de 4% das tarifas da classe económica. O transporte de passageiros gerou receita de US$ 13,82 bilhões, um aumento de 1,9%, enquanto as operações domésticas cresceram 3,1%.
“Investimos em conforto, conectividade e serviços em todas as classes. Estes investimentos ao longo da última década, combinados com a qualidade da equipa, estão a permitir-nos reter clientes e sustentar a rentabilidade apesar da volatilidade económica”, disse o CEO Scott Kirby.
A empresa espera que o quarto trimestre registe a maior receita operacional trimestral da sua história, apoiada pelo aumento da procura de viagens durante a época de férias. Espera-se que o lucro ajustado por ação fique entre US$ 3,00 e US$ 3,50.
Somente em 2025, a United deverá investir mais de US$ 1 bilhão em melhorias na experiência do cliente — valor que se repetirá em 2026. As ações incluem a instalação de internet via satélite Starlink em toda a frota até 2027, ampliação do espaço interior das aeronaves e expansão do menu de bordo em 25%.
Mais da metade da frota de jatos de corredor único já conta com o novo interior e telas individuais da empresa, o que aumentou em 15 pontos o índice de satisfação com entretenimento a bordo desde 2022. Além disso, a United inaugurou seu quarto lounge no aeroporto de Denver e anunciou um novo espaço VIP em parceria com a Capital One Arena.
A empresa também registrou a menor taxa de cancelamento da história em um terceiro trimestre, transportando mais de 48 milhões de passageiros — um número recorde — e operando em média 2.940 voos diários. Seis de seus sete hubs foram classificados entre os dois primeiros em desempenho pontual nos EUA.
O fluxo operacional permitiu à United quitar o restante de US$ 1,5 bilhão em dívida vinculada ao programa MileagePlus, encerrando o trimestre com liquidez total de US$ 16,3 bilhões e alavancagem de 2,1 vezes o EBITDA. A empresa também recomprou US$ 19 milhões em ações no trimestre e US$ 612 milhões desde o início do ano.
Numa rede internacional, a companhia aérea irá expandir a sua presença na Europa em 2026, com novos voos para Split (Croácia), Glasgow (Escócia), Santiago de Compostela (Espanha) e Bari (Itália), mantendo a liderança como maior transportadora transatlântica, com 46 destinos planeados.
A rival Delta Air Lines também relatou otimismo em relação ao quarto trimestre, impulsionado pelo mesmo público premium. As grandes companhias aéreas dos EUA têm priorizado passageiros de alta renda e programas de fidelidade, buscando margens mais estáveis diante do aumento dos custos de combustível e dos reajustes salariais.
Apesar da reação negativa ao balanço, as ações da United vão acumular uma valorização de 7,2% em 2025, face a uma subida de 0,7% no índice setorial US Global Jets ETF e de 13,4% no S&P 500.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos