O Metrô de São Paulo iniciou um projeto piloto que permite pagar a tarifa diretamente nas catracas usando cartões físicos de crédito ou débito com tecnologia contactless.
A promessa é tornar o embarque mais rápido, já que a cobrança é feita em poucos segundos e não há necessidade de recarregar ou usar dinheiro. De acordo com o Metrô de SPessa nova funcionalidade deverá facilitar o fluxo nas estações e ampliar as opções disponíveis aos passageiros.
Leia também: Metrô de SP agora aceita pagamento por aproximação com cartão
Como funciona o projeto?
A fase inicial teve início nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha e segue em expansão ao longo de dezembro para a Linha 2-Verde e Linha 15-Prata. O projeto terá duração de 6 meses, com possibilidade de prorrogação após análise dos resultados.
O pagamento será aceito somente com cartões físicos habilitados para aproximação com as bandeiras Mastercard, Visa e Eloos cartões virtuais em smartphones e smartwatches ainda não participam desta etapa.
Leia também: Biometria é apresentada em São Paulo após testes no metrô de Brasília
Cada cartão permite o pagamento de um único bilhete por vez, e o mesmo cartão só poderá ser utilizado novamente em outra catraca após 30 minutosum tempo que ainda pode ser ajustado conforme o andamento dos testes.
Para facilitar a adaptação, cada posto participante terá pelo menos uma catraca exclusiva para essa modalidade de pagamento. Estes encerramentos serão assinalados e, nas estações de maior movimento, estarão identificados promotores orientando o público sobre a utilização do cartão de aproximação.
Leia também: Com 54,7 metros quadrados e jardim privativo, conheça a cela de Anderson Torres na ‘Papudinha’
Confira abaixo os postos que já aceitam pagamento sem contato:
Linha 1-Azul:
Tucuruvi, Parada Inglesa, Jardim São Paulo-Ayrton Senna, Santana, Carandiru, Portuguesa-Tietê, Armênia, Tiradentes, Luz, São Bento, Liberdade, São Joaquim, Vergueiro, Paraíso, Ana Rosa, Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde-Ultrafarma, São Judas e Conceição.
Linha 3-Vermelha:
Palmeiras-Barra Funda, Marechal Deodoro, Santa Cecília, República, Anhangabaú, Sé, Pedro II, Brás, Bresser-Mooca, Tatuapé, Carrão-Assaí Atacadista, Penha-Lojas Besni, Vila Matilde, Guilhermina-Esperança, Patriarca-Vila Ré, Artur Alvim e Corinthians-Itaquera.
Linha 2-Verde:
Vila Madalena, Sumaré, Clínicas, Brigadeiro, Chácara Klabin, Santos-Imigrantes, Alto do Ipiranga, Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente.
Linha 15-Prata:
São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstoi, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus e Jardim Colonial.
Quais são os benefícios?
O Metrô destaca três vantagens principais, como rapidez na validação da tarifa, agilizando o embarque. Além da comodidade, não há necessidade de recarregar cartões ou carregar dinheiro.
Leia também: Metro defende uso de terras da antiga Ford e contesta críticas da Prologis
E a integração de Metrô por meios digitais, pois, em etapas futuras, a tecnologia deverá permitir a utilização de cartões cadastrados em carteiras eletrônicas.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos