A IA Perplexity está entrando no jogo de smartphone. Nesta quinta -feira (24), a startup anunciou uma parceria para integrar sua tecnologia de mecanismos de pesquisa com inteligência artificial diretamente nos smartphones da Motorola. Como parte da integração, os recursos Perplexity AI serão incluídos no recurso “Moto AI” da Motorola.
Isso faz do fabricante da RAZR a primeira marca de smartphone a integrar a perplexidade diretamente em um dispositivo. A Motorola também está em parceria com a Microsoft Copilot, o Google Gemini e o Goal para determinadas consultas.
“A pesquisa não deve ser sobre links intermináveis e anúncios para dar ao usuário exatamente o que ele quer, e achamos que a melhor maneira de fazer isso é através de um mecanismo de resposta”, disse Aravind Srinivas, CEO da Perplexity, no palco de um evento em Nova York na quarta-feira (23). “Seu telefone agora é uma máquina de resposta, assistente pessoal e agente de pesquisa”.
Comparações com a parceria Apple e Openai
A integração da perplexidade com a Motorola segue a importante parceria da Openai com a Apple, introduzida em dezembro. Quando os usuários da Apple fazem perguntas complexas da Siri, isso impulsiona a integração com o ChatGPT, onde a Siri pede permissão do usuário para acessar o ChatGPT e responder à consulta.
A integração perplexidade-motora é uma parceria de distribuição, ou seja, trata-se de obter usuários e não gerar receita, disse Srinivas à CNBC em entrevista.
“Não estamos ganhando dinheiro com suas vendas ou algo assim”, disse ele. “Estamos buscando uso e eles buscam introduzir novos e legais recursos novos e legais, por isso é como uma situação que ambos vencem”.
Os usuários da Motorola receberão três meses gratuitos do Perplexity Pro, incluindo o profundo recurso de pesquisa da empresa. Isso dará à perplexidade uma visão de como as pessoas que não fazem parte de sua tecnologia típica de usar o público – sejam para alarmes e lembretes simples ou tarefas mais complexas, disse Srinivas.
Dispositivos e parcerias específicos de IA
A parceria entre perplexidade e Motorola ocorre após um ano de dispositivos específicos da IA, como a IA Pin of Humane e Rabbit R1, que falharam ou lançaram com avaliações decepcionantes.
Os investidores estão de olho nas parcerias entre smartphones e estavam indo como uma maneira de a tecnologia atingir as mãos dos consumidores em movimento diariamente. E algumas startups de IA devem fazer o mesmo – ou seja, a parceria de Sam Altman com o designer da Apple, Jony Ive, para supostamente criar dispositivos de IA, incluindo um “telefone sem tela”.
“Quinze anos atrás, os smartphones mudaram tudo”, disse Nicole Hagen, chefe de marketing de produtos da Motorola no palco na quarta -feira. “Agora estamos prestes a uma grande mudança, mais uma vez, em tecnologia”.
A perplexidade está priorizando a integração de smartphones porque é “o maior ponto de contato ou ponto de acesso para uma empresa de consumidores fazer parte”, disse Srinivas.
Ele acrescentou que fazer a ferramenta nativa de um smartphone em vez de um aplicativo que você precisa optar conscientemente de usar, facilita o hábito dos usuários de recorrer à IA para tarefas diárias. Também é uma boa maneira de entrar no mercado de usuários de fim de semana, disse Srinivas.
“Ninguém o usa nos fins de semana”, disse ele. “Você só pode alcançar o diálogo onipresente de uso se estiver profundamente enraizado nos smartphones diariamente”.
Competição de perplexidade e motorola no mercado
O mecanismo de pesquisa perplexidade da IA compete com empresas como Google e OpenAI, suportadas pela Microsoft. A empresa iniciou 2024 com uma avaliação de cerca de US $ 500 milhões (aproximadamente R $ 2,83 bilhões, no preço atual) e terminou com uma avaliação de cerca de US $ 9 bilhões (R $ 51 bilhões), depois de atrair o crescente juros dos investidores no meio do boom gerativo da IA - além de controvérsias sobre o plagialismo.
A perplexidade teve pouco menos de US $ 100 milhões em uma receita recorrente anual, informou uma fonte familiarizada com a situação da CNBC em março.
A pesquisa assistida pela IA foi vista pelos investidores como um dos principais riscos para o Google, pois potencialmente muda a maneira como os consumidores acessam as informações on -line. No ano passado, o Openai, que iniciou a mania generativa da AIA no final de 2022 com o ChatGPT, introduziu um mecanismo de pesquisa chamado SearchGPT. O Google também lançou “General AI Visions” na pesquisa, permitindo que os usuários vejam um rápido resumo das respostas na parte superior dos resultados.
A perplexidade ainda está em negociações para arrecadar entre US $ 500 milhões (US $ 2,83 bilhões) e US $ 1 bilhão em financiamento, com uma avaliação pós-Dinheiro de US $ 18 bilhões (US $ 102 bilhões), disseram fontes com a situação da CNBC.
___
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, canais TCL, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.