A Microsoft anunciou na quarta -feira que desmantelou o projeto de malware da Lumma, com a ajuda das autoridades policiais em todo o mundo.
A gigante da tecnologia afirmou em um post em seu blog que sua unidade de crime digital constatou que mais de 394.000 computadores do Windows foram infectados com malware Lumma em todo o mundo entre 16 de março e 16 de maio.
O Lumma Malware foi a ferramenta de hackers favorita usada por criminosos, disse a Microsoft na publicação. Os hackers usaram malware para roubar senhas, cartões de crédito, contas bancárias e carteiras de criptomoeda.
A Microsoft disse que sua unidade de crimes digitais foi capaz de desmontar os domínios da Web que apoiavam a infraestrutura de Lumma com a ajuda de uma ordem judicial do Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o distrito norte da Geórgia.
Cloudflare, Bitsight e Lume
O Departamento de Justiça dos EUA assumiu o controle da “estrutura de comando central” de Lumma e eliminou os mercados on -line onde criminosos compraram malware.
O Centro de Controle de Crimes Cibernéticos do Japão “facilitou a suspensão da infraestrutura local de Lumma”, disse o post no blog.
“Trabalhando com autoridades policiais e parceiros do setor, reduzimos as comunicações entre a ferramenta maliciosa e as vítimas”, disse a Microsoft na publicação. “Além disso, mais de 1.300 domínios apreendidos ou transferidos para a Microsoft, incluindo 300 domínios desencadeados pelas autoridades policiais com o apoio da Europol, serão redirecionadas para o Microsoft Sumidour”.
A gigante da tecnologia afirmou que outras empresas, como Cloudflare, Bitsight e Lume, também ajudaram a desmontar o ecossistema de malware da LUMMA.
Leia mais:
O Google Meet lança tradução simultânea de voz com
O OpenAI adquire a startup da Joy Ive por US $ 6,4 bilhões e expande o desempenho no design de hardware
Os hackers compraram malware Lumma através dos fóruns clandestinos on -line desde pelo menos 2022, enquanto os desenvolvedores refinavam continuamente suas habilidades ”, disse a postagem do blog.
O malware se tornou a “ferramenta preferida para criminosos cibernéticos e agentes de ameaças on -line” porque é fácil espalhar e violar algumas defesas de segurança com a programação correta, informou a empresa.
Em um exemplo de como os criminosos usavam Lumma, a Microsoft citou uma campanha de phishing em março de 2025, na qual criminosos induziram as pessoas a acreditar que faziam parte do serviço de viagem online Booking.com.
Esses criminosos cibernéticos usaram malware lumma para fazer seus crimes financeiros nesse esquema, disse a empresa.
Além disso, a Microsoft disse que os hackers usaram a Lumma para atacar comunidades de jogos on -line e sistemas educacionais, enquanto outras empresas de segurança cibernética observaram que o malware era usado em ataques cibernéticos direcionados à indústria, logística, saúde e outras infraestruturas críticas relacionadas.
–
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.