O governo de Trump aceitou formalmente um jato Boeing 747 apresentado aos Estados Unidos pelo governo do Catar, informou o Pentágono na quarta -feira (21). O Secretário de Defesa, Pete Hegseth, aceitou o avião de luxo “de acordo com todas as regras e regulamentos federais”, disse o porta -voz do Pentágono Sean Parnell em comunicado da CNBC.
O Departamento de Defesa trabalhará para garantir que o jato, que o presidente dos EUA, Donald Trump, queira usar como a nova Força Aérea, atenda a “medidas adequadas de segurança e requisitos de missão funcional”, disse Parnell.
O anúncio consolida a intenção do governo dos EUA de aceitar o avião, apesar dos avisos de especialistas e acusações de suborno dos democratas.
Na Casa Branca na quarta -feira, Trump chamou o presente de “um ótimo item” e disse que o Catar entregou o avião “para que eles pudessem nos ajudar”.
A Boeing passou anos trabalhando para converter dois 747 nas próximas forças aéreas, em um acordo assinado durante o primeiro mandato de Trump como presidente. Mas o projeto está atrasado há anos, e os aviões podem não estar prontos antes do segundo mandato de Trump.
US $ 400 milhões
No início deste ano, funcionários do governo de Trump disseram que o presidente ficou frustrado com esse ritmo e considerando alternativas. “A Boeing está um pouco tarde, infelizmente”, disse Trump na quarta -feira.
Mas ainda não está claro se o jato de 13 anos do Catar, avaliado em US $ 400 milhões (cerca de US $ 2,26 bilhões no preço atual), poderia realmente oferecer uma solução rápida.
Especialistas dizem que a conversão deste jato em uma força aérea pode custar aos contribuintes mais de US $ 1 bilhão (US $ 5,66 bilhões) e levar anos para ser concluído.
A doação do Catar também causou ondas de indignação entre democratas e outros críticos, alguns dos quais condenaram a troca como suborno eficaz a um presidente dos EUA. Até alguns republicanos levantaram preocupações sobre os riscos potenciais para a segurança nacional e outras questões em torno da doação.
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“A transação parece cheia de problemas políticos, éticos e constitucionais”, disse Susan Susan Collins, republicana para o Maine na semana passada.
Mas Trump defendeu repetidamente a aceitação da doação, dizendo que seria “estúpido” não aceitar um jato de graça e insistindo que o dinheiro vai para o governo dos EUA e “não para mim”.
A CEO da Boeing, Kelly Ortberg, disse a analistas da última teleconferência de teleconferência de resultados trimestrais de sua empresa que “ainda trabalhamos com o cliente para revisar o plano do programa para permitir uma primeira entrega anteriormente, mantendo nosso foco em segurança e qualidade”.
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