O varejista britânico Marks & Spencer disse na quarta -feira que um recente ataque cibernético que deixou prateleiras vazias de alimentos e as vendas on -line paralisadas eliminarão quase um terço de seus lucros anuais.
A empresa, conhecida por seus produtos, itens domésticos e alimentos, disse que o ataque cibernético do mês passado custaria 300 milhões de libras em lucro operacional este ano.
“Nossa estimativa atual, antes da mitigação, é um impacto no lucro operacional do grupo de cerca de £ 300 milhões para 2025/26”, disse a empresa em comunicado, juntamente com seus resultados anuais.
Ele acrescentou que o impacto financeiro seria reduzido através do gerenciamento de custos, seguros e outras ações comerciais, com custos relacionados ao incidente a serem apresentados separadamente como um item de ajuste.
O impacto esperado é de 30,5% do lucro operacional anual da Companhia de 984,5 milhões de libras antes dos ajustes em 29 de março de 2025, o que aumentaria 17% ano a ano.
O ataque cibernético, que ocorreu durante o feriado da Páscoa, eliminou mais de 1 bilhão de libras de valor de mercado de M&S e continua causando interrupções on -line de varejo, que, segundo a empresa, podem continuar até julho.
A gigante do varejista afirmou que o “ataque cibernético altamente sofisticado e dirigido” levou a um “período limitado de interrupção”, mas que o incidente também marcou uma oportunidade de acelerar seu programa de transformação tecnológica anunciada no ano passado.
“Usaremos essa janela de interrupção para acelerar nossos planos de transformação tecnológica; os planos que rastreamos há um ano. De fato, condenaremos o plano de dois anos em apenas seis meses”, disse o CEO Stuart Machin durante uma apresentação de resultados na quarta-feira.
O incidente causou ondas de choque em toda a indústria, com varejistas como Cooperativa e Harrods também enfrentam ataques recentes.
Machin disse que não comentaria se o varejista pagasse resgate em um ataque cibernético, segundo a Reuters. Ele também observou que o incidente foi o resultado de “erro humano” sem fornecer mais detalhes.
“Agora, vamos terminar isso e continuar com os negócios normalmente”, disse ele.
Lucy Rumbold, analista de pesquisa de ação da Chevit, disse que o ataque cibernético “ofuscou” os resultados anuais do varejista, mas acrescentou que grande parte do impacto já havia sido precificado.
As ações da M&S subiram 0,68% às 10:23, Hora de Londres.
“Este ataque cibernético destaca como coisas nocivas como essa podem ser”, disse Rumbold por e -mail. “Agora temos uma visão mais clara dos danos causados pelos lucros, mas a incerteza sobre a duração do ataque permanece, deixando a empresa vulnerável a novos riscos no mercado”.
As empresas sinalizaram cada vez mais ameaças cibernéticas como um risco fundamental para suas operações. A JD Sports citou na quarta -feira “um ataque cibernético significativo” que paralisa as vendas nas lojas como um cenário de desvantagem “sério, mas plausível”, para o futuro.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.