O Meta Anunciou na quarta -feira (11) o lançamento de um novo modelo mundial de inteligência artificial, capaz de entender melhor o ambiente 3D e os movimentos dos objetos físicos.
O gigante da tecnologia, proprietário dos populares aplicativos de redes sociais Facebook e Instagramrelatou que seu novo modelo de código aberto, o modelo, o V-JEP 2é capaz de entender, prever e planejar no mundo físico. Conhecido como Modelos mundiaisEsses sistemas são inspirados pela lógica do mundo físico a construir uma simulação interna da realidade, permitindo que a IA aprendesse, planeje e torne decisões mais semelhantes aos seres humanos.
Leia também:
Meta cria um novo laboratório de IA liderado pelo CEO da IA, Alex Wang, diz que o relatório
O objetivo automatiza revisões de risco e reduz a participação humana em decisões de privacidade
Por exemplo, no caso do novo modelo da meta, o V-JEP 2 pode reconhecer que uma bola que sai de uma mesa cairá ou que um objeto escondido fora do campo de visão não desapareceu.
A inteligência artificial tem sido uma das principais prioridades do CEO da meta, Mark Zuckerbergem um cenário de crescente concorrência com empresas como AbrirAssim, Microsoft e Google. Segundo fontes ouvidas pela CNBC, o objetivo pretende investir US $ 14 bilhões na empresa da IA Escala e contrate seu CEO, Alexandr Wangcomo parte da estratégia para reforçar seu desempenho na área.
O objetivo destacou os benefícios do novo modelo V-Jepa 2 para máquinas como robôs de entrega e carros autônomos que precisam entender o ambiente circundante em tempo real para se mover com segurança pelo mundo físico.
Em vez de depender de grandes quantidades de dados rotulados ou gravações de vídeo, o V-JEP 2 opera em um espaço “latente” simplificado para entender como os objetos se movem, interagem e respondem, de acordo com a empresa.
“Permitir que as máquinas entendam que o mundo físico é muito diferente de ensiná -las a entender a linguagem”, disse ele Yann LecunO cientista do objetivo da AI, durante uma apresentação em vídeo realizada na quarta -feira na conferência Viva Techem Paris.
“Um modelo mundial é como um gêmeo digital abstrato da realidade, para o qual a IA pode usar para entender o mundo e prever as consequências de suas ações – e, assim, ser capaz de planejar um curso de ação para cumprir uma certa tarefa”, acrescentou.
O próximo grande avanço da AI?
Os modelos mundiais ganharam destaque na comunidade de inteligência artificial, à medida que os pesquisadores olham além dos grandes modelos de idiomas usados em aplicações generativas de IA, como o Chatgptde Openai e o Gêmeosdo google.
Em setembro do ano passado, o renomado pesquisador da IA Fei-fi li criado US $ 230 milhões para sua nova startup, chamado Laboratórios Mundiaisque pretende desenvolver o So -chamado “Grandes modelos mundiais” – Modelos mundiais em grande escala – capaz de entender melhor a estrutura do mundo físico.
Enquanto isso, a unidade DeepMinddo Google, está desenvolvendo seu próprio Modelo Mundialchamado Gênioque, de acordo com a empresa, é capaz de simular jogos e ambientes 3D em tempo real.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.