Uma pesquisa de Fecomercososp Com 300 empresas na cidade de São Paulo, mostra que a maior parte do varejo ainda está longe da adoção de ferramentas de inteligência artificial. Mais da metade (58%) declarou não usar, eu estava tendo planos imediatos para incorporá -lo às operações.
O cenário é mais pronunciado entre micro, pequenas e médias empresas (MPMES): 62,4% não usam nenhum recurso de IA. Para a entidade, essa lacuna reforça a necessidade de expandir o treinamento e disseminar informações sobre como a tecnologia pode apoiar o setor.
A tabela abaixo mostra as diferentes aplicações de inteligência artificial em empresas com mais e menos de 50 funcionários.
Pesquisar informações cresce
Apesar da baixa adoção prática, o interesse é grande. Seis em cada dez empresas (57%) buscam informações recorrentes de IA. As fontes mais procuradas são redes sociais (21%) e cursos on -line (13%). Os consultores (8,3%) e os fornecedores de tecnologia também aparecem como canais relevantes, especialmente entre empresas maiores.
A principal barreira, apontada por quase um terço (29,3%) das empresas, é a falta de conhecimento técnico para implementar e usar as ferramentas.
Ferramentas mais conhecidas
As soluções mais lembradas do estudo são o processamento de linguagem natural (PLN), como o ChatGPT e o Copilot da Microsoft, citado por 39% das empresas. A seguir, chatbots e assistentes virtuais (33%).
Essas tecnologias se destacam para a acessibilidade, com versões gratuitas e fáceis de aplicar na vida cotidiana.

Diferenças entre pequeno e grande
As grandes empresas buscam apoio de fornecedores de tecnologia (18%) e consultorias especializadas (12%), enquanto o menor resort mais ao conteúdo on -line gratuito. Ainda assim, o desafio é comum: altos custos e falta de profissionais qualificados são barreiras relatadas em todos os tamanhos.

Impactos no trabalho
Quatro em cada dez empresas acreditam que a IA transformará funções no mercado de trabalho, exigindo novas habilidades. Entre os maiores, esse percentual aumenta para 46%. 43%dos entrevistados veem a IA como uma oportunidade de aumentar o crescimento, especialmente em marketing e vendas (47%) e atendimento ao cliente (25%).

Iniciativas de apoio
Para ajudar o setor a avançar, a Fecomercososp, em parceria com a Sebrae, mantém o Future Store Project, focado em digitalização e inovação. Entre março e outubro de 2024, mais de 3.200 empresas participaram das ações e cerca de 1.800 ingressaram formalmente ao programa, com um aumento médio de 12,2% nas receitas.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings