O TOTVS encerrou o segundo trimestre de 2025 com lucro líquido ajustado de R $ 218,3 milhões, resultando em 50,9% maior que o mesmo período do ano anterior. A receita líquida consolidada totalizou R $ 1,488 bilhão entre abril e junho, um aumento de 17% na comparação anual.
Segundo a empresa, o crescimento foi impulsionado principalmente por receitas recorrentes, que avançaram 19,6% no período. O EBITDA ajustado totalizou R $ 362,8 milhões, crescimento de 23%, com margem de 24,4% – 1,2 ponto percentual acima do registrado um ano antes.
O mercado vê um resultado sólido e no esperado
Para o Santander, os resultados do TOTVS foram fortes e alinhados com as expectativas, especialmente o avanço da receita recorrente, a melhoria das margens e a aceleração no ARR (receita anual recorrente). A instituição apontou que o lucro ajustado veio 8% acima do consenso do mercado, mesmo 4% abaixo das prójeções.
A análise também aponta que a nova solução de inteligência tributária da TOTVS contribuiu positivamente para o desempenho do trimestre. O banco reiterou a recomendação para comprar Para as ações da empresa, com base na expectativa de continuidade do bom momento operacional no segundo semestre.
A pesquisa ativa também destacou o desempenho e a lucratividade acima do esperado. Em um relatório, a Câmara destacou a alavancagem operacional nos segmentos TOTVS, impulsionada por ganhos de escala e sinergias com empresas adquiridas.
Soluções tributárias e reforma tributária em foco
A empresa atribuiu parte da expansão de vendas à expansão do portfólio de produtos. Um dos destaques foi o lançamento do TOTVS Tax Intelligence, uma solução focada no gerenciamento fiscal. O produto foi anunciado antes da entrada em vigor da reforma tributária e, de acordo com a empresa, responde à crescente demanda das empresas de digitalização e eficiência diante do novo cenário regulatório.
O CEO de Dennis Herszkowicz, a reforma, representa um momento estratégico: “trará complexidade adicional ao ambiente de negócios e beneficiará quem é mais preparado tecnologicamente. Para TOTVs, é uma oportunidade de estar ainda mais próximo dos clientes e expandir nosso diferencial competitivo”, ele escreveu na carta de gerenciamento divulgada para os resultados.
Linx é integrado após anos de negociações
Outro ponto abordado pela empresa no trimestre foi a conclusão da aquisição da Linx. O CEO classificou a transação como resultado de um processo disciplinado no perfil estratégico da TOTVS. “Vemos complementaridades de várias naturezas. Chegou a Linx onde deveria”, disse ele.
Com a operação, o TOTVS expande sua presença no segmento de software para varejo e incorpora novos canais, clientes e soluções.
Perspectiva de continuidade no segundo semestre
Para Herszkowicz, 2025 ainda é positivo, mesmo em um cenário desafiador. “Continuaremos a trabalhar para que o segundo semestre seja tão bom quanto o primeiro e que 2025 é o prenúncio de um bom 2026”, concluiu.
Apesar do resultado do saldo, as ações da Companhia (TOTS3) operaram 0,93% na IBOVESPA/B3 às 11:32.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings